Domingo é dia de palestras “Refletindo sobre a arte: desafios e caminhos da arte educação”

 

Texto: Sérgio Antonello

Abrindo o leque de abrangência cultural, o 19º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (19º Fenatib) dedicou o domingo para palestras com especialistas. Em pauta, uma reflexão sobre a arte, os desafios e caminhos da arte educação. O evento começa às 16h deste domingo, no Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes.

Mesa de palestras

  • Tema: Refletindo sobre a arte: desafios e caminhos da arte educação
  • Dia 8 de novembro, domingo, às 16h
  • Local: Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

“O teatro com e o teatro para crianças e jovens”

Fátima Ortiz – a atriz, diretora teatral, diretora de produção, arte educadora e dramaturga é criadora e diretora artística do Pé no Palco – Cursos Livres de Teatro, desde 1995. Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná em 1978, tem especialização em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná. É reconhecida no país pelo trabalho dirigido à infância. É uma das mais premiadas diretoras de teatro de Curitiba. Em parceria com Enéas Lour, é autora da Coleção “4 Textos de Teatro para crianças” e do álbum “3 Histórias de Teatro para crianças”. Lançou em 2013 a obra “Dramaturgia Infantojuvenil – 4 textos”.

“Teatro Educação”

Vicente Concilio – professor de Teatro Educação (Furb). É ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. É licenciado, mestre (2006) e doutor (2013) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa de mestrado refere-se a sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística. Seu doutorado é uma pesquisa sobre a prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht, sob orientação de Ingrid Dormien Koudela. Desde 2011 é coordenador da Área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – Capes, da Udesc.

“Reflexões sobre o ator, o texto e a crítica”

José Ronaldo Faleiro – doutor, professor, pesquisador, tradutor, diretor e ator. Formado em direção teatral e em professor de teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez mestrado e doutorado em estudos teatrais e arte do espetáculo em Paris (Universidade da Sorbonne Nouvelle/Paris III e Universidade de Paris X/Nanterre). Foi aluno de Jacques Lecoq, Bernard Dort e Robert Abirached. Acompanhou o trabalho de Catherine Dasté. Participou de um Grupo de Pesquisa sobre Teatro & Pedagogia com Richard Monod, Jean-Pierre Ryngaert, Augusto Boal (Universidade de Paris III). Atualmente coordena uma pesquisa sobre Jacques Copeau, leciona Prática de Direção Teatral na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e atua, juntamente com Margarida Baird, na peça Urano Quer Mudar, de Rogério Chistofoletti.

“Teatro e Sociedade”

Antonio Lauro de Oliveira Góes – doutor em Letras-Comunicação ator, diretor, professor licenciado em Letras (Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971); mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983); e doutorado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor associado III da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: artes cênicas, dramaturgia, cultura e literatura brasileiras.

“O teatro como ferramenta para educação de crianças e adolescentes”

Romualdo Luciano Sedrez (Pepe Sedrez) – Artista autodidata, iniciou seus estudos específicos na área de Teatro em 1986. Em 1995, fundou a Cia. Carona de Teatro onde atua até hoje como diretor e ator-pesquisador. Em 2004, com a Cia. criou a Carona Escola de Teatro, onde atua como diretor e professor. Dirigiu inúmeros trabalhos, como o Musical Orfeu 21, Júlia, Figo, Passarópolis, Renato o Menino que era Rato, Volúpia, A Parte Doente, Os Camaradas… Presidiu a Associação Blumenauense de Teatro e a Federação Catarinense de Teatro. Seu trabalho mais recente é a direção da contação de história “Como Nasceu a Alegria”, de Rubem Alves.

 

Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 3381-6183, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, com Kátia Gabriel. O festival é uma realização da Fundação Cultural de Blumenau e Instituto de Artes Integradas (Inarti). As apresentações ocorrem até o dia 12 de novembro.

Condução dos trabalhos

A abertura da mesa será conduzida pela coordenadora geral do Fenatib, Maria Teresinha Heimann. Mestre em Educação do Ensino Superior/Furb, com licenciatura em Educação Artística e bacharel em Direito, a arte educadora atuou como professora na Universidade Regional de Blumenau (Furb) nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Educação Artística e na Pós-graduação na Fundação Universidade de Chapecó. Coordenou e fez parte da criação do Festival Internacional de Teatro Universitário, e é a idealizadora e coordenadora do Fenatib e presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti).

O coordenação da mesa será feita por Valmor Beltrame (Nini). Com doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), o convidado possui mestrado em Artes (USP) e graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é diretor na área do teatro de animação: teatro de bonecos, sombras, objetos e máscaras. Publicou artigos e organizou livros sobre estes temas. É o editor da Móin-Móin, Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas.