Documentário Pedalando com Índios será lançado, dia 10 de março, em Blumenau

Christiane Mueller e Narbal Andriani Junior
Christiane Mueller e Narbal Andriani Junior
Christiane Mueller e Narbal Andriani Junior

O longa-metragem, inédito no Brasil, mostra a viagem de 12 mil quilômetros feitos de bicicleta por um casal de ecociclistas

Texto: Nane Pereira | Fotos: Pedalando com Índios/Divulgação

Uma janela para o mundo por meio do olhar de um casal de ecociclistas. O documentário Pedalando com Índios é composto de registros feitos pelo casal Narbal Andriani Junior e Christiane Mueller, realizados durante uma viagem de bicicleta de 12 mil quilômetros. O casal passou por 10 países da América Latina, visitou lugares como Serra Pelada, Eldorado dos Carajás, a grande savana venezuelana, contornando o mar do Caribe, até as ruínas maias mexicanas e conheceu um pouco mais das etnias: Carajás, Tapirapés, Waimiri-Atroaris e Kogis, remanescentes da cultura milenar pré-colombiana.

Narbal-Andriani-Junior

Com início no estado brasileiro de Minas Gerais, foram quase 18 meses de viagem realizada, exclusivamente, de bicicleta. O longa-metragem Pedalando com Índios será lançado no dia 10 de março, próxima terça-feira, na Fundação Cultural de Blumenau (Auditório Carlos Jardim), com sessão única às 19h30min. No dia, também haverá uma mostra fotográfica, são 15 imagens (1mx1m) registradas pelo casal durante a viagem. A entrada é gratuita.

Segundo o oceanógrafo e ciclista, Narbal Andriani Junior, o documentário, inédito no Brasil e um dos poucos do gênero em nível mundial, posteriormente, será lançado nas versões inglês e espanhol. “Vamos participar de festivais e eventos de cinema, pelo Brasil, assim como no exterior, promovendo maior divulgação do longa-metragem”, afirma. “Pedalando com Índios apresenta, não somente as particularidades do nosso dia a dia, lugares e culturas diferentes, fauna e flora nativa, situações reais vividas em meio à viagem, mas também, e, principalmente, o poder que a força de vontade do ser humano detém, quando decide realizar façanhas e atingir objetivos que muitas vezes são, aparentemente, inatingíveis”, complementa Narbal.

Índios Kogis na Colômbia
Índios Kogis na Colômbia

O ecociclista diz que um dos destaques no documentário são as informações referentes ao uso da bicicleta como meio real e eficiente de transporte, sendo uma alternativa extremamente barata, saudável e ecológica em relação aos constantes problemas enfrentados no que se refere à mobilidade urbana das médias e grandes cidades. O documentário Pedalando com Índios é um projeto patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Fundação Cultural de Blumenau e Prefeitura de Blumenau. Acompanhe notícias e novidades pelo www.pedalanarbal.com

Narbal Andriani Junior, Pedro Casaldáliga e Christiane Mueller
Narbal Andriani Junior, Pedro Casaldáliga e Christiane Mueller

Lançamento do documentário Pedalando com Índios
Data: 10 de março, às 19h30min
Local: Na Fundação Cultural de Blumenau (Sala Edith Gaertner)
Entrada gratuita.

Ficha técnica do Documentário Pedalando com Índios

  • Longa-metragem de 60 minutos
  • Narbal Adriani Junior: direção de produção
  • Nassau de Souza: diretor cinematográfico
    Joseane de Souza: diretora de arte e assistente de produção
  • Marcos Francisco da Silva: diretor de fotografia e operador de câmera e áudio
  • Estúdio de animação: Estúdio Belli
  • Geraldo Bispo Carlos: composição e arranjo da trilha sonora
  • Nassau de Souza: montagem/edição/finalização
  • Clara Mendes: designer gráfico
  • Disck Press Comércio Fonográfico: reprodução dos DVD.

Ecociclistas

Narbal Andriani Junior: nasceu na cidade de Tijucas, Santa Catarina. Em 1996, junto com mais dois amigos, concebeu o Projeto RACA (Rota Austral Chile Argentina). Uma viagem de bicicleta desde o norte do Chile até o extremo sul do continente americano, na cidade argentina de Ushuaia. Em 1999, junto com um de seus companheiros de viagem na América do Sul, idealizou o Projeto Pedala Brasil e pedalaram mais de 20 mil quilômetros durante oito meses por boa parte dos parques nacionais brasileiros. Em 2006, nasce o Projeto Eurovias e a viagem pela África. Uma viagem de bicicleta de 35 mil quilômetros pedalados, 32 países percorridos em dois continentes.

Christiane Mueller: é natural de Blumenau, Santa Catarina, fez o conhecido caminho peregrino de Santiago de Compostela, na Espanha. Depois foi a Machu Picchu, no Peru. Em 2005, idealiza, produz e apresenta o programa televisivo Intransit, transmitido em grande parte das emissoras do Vale do Itajaí. Baseado em experiências próprias da apresentadora com esportes radicais e de aventura, Intrasint foi ao ar em 14 episódios.

 

ecociclista Christiane Mueller