Diretor da Defesa Civil fala sobre previsão do nível do rio para as próximas horas

Ponte Irineu Bornhausen, bairro Itoupava Norte | Foto: Charles Schneider
Ponte Irineu Bornhausen, bairro Itoupava Norte | Foto: Charles Schneider
Ponte Irineu Bornhausen, bairro Itoupava Norte, ao meio dia | Foto: Robson Mogk

Nas últimas horas o nível do rio Itajaí-Açú tem subido menos do que os 7,80m previstos nesta manhã de quarta-feira (14). Mesmo assim, às 16h estava com 7,31m representando um aumento de 14cm nas últimas 4h. O João Paulo Taumaturgo conversou com o Diretor da Defesa Civil, Adriano da Cunha, sobre o que podemos esperar para hoje.

OBlumenauense: Qual a projeção para o nível do Rio Itajaí-Açú para as próximas horas?

Adriano da Cunha: O nível do Rio Itajaí às 16h estava com 7,31m e temos a projeção de que ele chegue aos 7,40 até às 17h. A tendência, segundo o CEOPS,  é que a partir daí ele estabilize. Se nós não tivermos mais nenhuma chuva significativa, entre hoje e amanhã, ele deve começar a baixar. A previsão é de que haverá uma chuva mais intensa entre a tarde desta quinta e manhã de sexta-feira (16). Ainda não sabemos precisamente o volume, informação que o AlertaBlu talvez tenha até o final do dia.

OBlumenauense: Aconteceu alguma ocorrência nova de deslizamento?

Adriano da Cunha: Nesta quarta-feira (14) atendemos uma mais grave, onde o talude de uma encosta deslizou e caiu sobre a parede de uma residência na Rua José Isidoro Correa, bairro Ponta Aguda. Ela ficou bastante danificada, mas ninguém se feriu. Desde quinta-feira (8) até hoje, já foram registradas 60 ocorrências, e esse foi o caso mais expressivo durante esse período.

OBlumenauense: Se a chuva persistir, existe o risco de acontecer enchente no Vale do Itajaí?

Adriano da Cunha: Faz uns 6 meses que já temos comentado que o El Niño poderia nos afetar, e que neste trimestre teríamos um período com mais umidade. Não necessariamente essa umidade seria chuva. Estamos continuando o monitoramento, que nos permite prever uma chuva mais intensa ou não. Com esses dados, o CEOPS tem condições de fazer uma projeção mais detalhada para Blumenau.

Av-Beira-Rio_14-10-15_02
Avenida Beira Rio, ao meio dia | Foto: Nikolas Jensen
Régua na Ponte Adolfo Konder | Foto: Natalino Civiero
Régua na Ponte Adolfo Konder | Foto: Natalino Civiero
Foto: Priscila Rosa
Foto: Priscila Rosa
Foto: Wellington Civiero Ferreira
Foto: Wellington Civiero Ferreira