Dique da Fortaleza em fase de testes

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

Comportas foram fechadas com o objetivo de aguardar o aumento do volume de água no Ribeirão Fortaleza e acionar a estrutura para desaguar no Rio Itajaí-Açu, mas houve falha técnica.

A Prefeitura iniciou esta semana os testes finais no Dique da Fortaleza (PI5) para ver como a estrutura se comporta frente à elevação do nível das águas. As duas comportas foram fechadas com o objetivo de aguardar o aumento do volume de água no Ribeirão Fortaleza e acionar a estrutura para desaguar no Rio Itajaí-Açu. A Prefeitura também está estudando o nível mais adequado para o acionamento das comportas quando o PI5 estiver em funcionamento total.

Mas a placa que transmite a energia elétrica até a bomba, apresentou falha ao ser acionada. É ela que remove a água excedente e a encaminha para o rio Itajaí-Açu. Segundo a engenheira Ana Cristina Brandt, da Secretaria de Obras, ainda é cedo afirmar se a peça precisa ser substituída ou somente uma manutenção vai resolver o problema.

O Dique da Fortaleza é resultado de uma iniciativa da própria Prefeitura de Blumenau com a comunidade e especialmente junto ao Governo do Estado para parceria e repasse de verbas com o objetivo de finalizar o PI5 e colocá-lo em funcionamento. Para isso, o investimento no município foi de R$ 3.392.857,14 com o Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau. A Prefeitura também celebrou em dezembro do ano passado mais um convênio junto à esfera estadual para o repasse de R$ 892.857,14.