DIC Blumenau divulga balanço das ações realizadas no ano de 2017

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal – DIC Blumenau, divulgou um balanço das ações realizadas em 2017. De janeiro até o dia 20 de dezembro, foram realizadas várias operações, com a participação de pelo menos 300 policiais, no cumprimento dos mandados judiciais. As três maiores investigações estão relacionadas com o combate aos roubos de veículos de luxo e tráfico de drogas:

Janeiro – Operação Taquaruçu: Nove presos e já condenados pela justiça a penas que somadas ultrapassam 113 anos de prisão pelos crimes de roubo de veículos, receptação, organização criminosa e adulteração de sinal de identificação de veículo automotor;

Abril – Operação Anastasis: Onze presos pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e organização criminosa;

Dezembro – Operação Botuverá: Doze mandados de prisão preventiva expedidos pela 3.ª Vara Criminal após investigações acerca do crime de tráfico de drogas praticado em um condomínio residencial no bairro Itoupavazinha.

No mesmo período, os policiais civis da DIC Blumenau, após investigações, prenderam 98 adultos e apreenderam 9 adolescentes, totalizando 107 presos. Foram recuperados 18 veículos com registro de furto ou roubo; apreendidas 98kg de drogas; além de tirar de circulação 31 armas de fogo e 331munições de diversos calibres, incluindo de uso restrito das forças armadas (um fuzil calibre 5,56, pistolas 9mm e 40).

Segundo dados repassados pela DIC, os crimes de roubos diminuíram no município, se comparados com os números de 2016. Não há dúvida que foi resultado da reativação da Divisão de Repressão a Roubos em dezembro do ano passado. A equipe é formada por policiais especializados no combate nesses tipos de crimes, e comandada pelo delegado Egidio Maciel Ferrari.

Nos dados, foram comparados os roubos a pedestres, comércios, residências e veículos (motocicleta, automóvel, caminhonete e caminhão). Lembrando que é considerado roubo, quando há ameaça (revólver, faca, agressão, etc), diferente de furto. O índice total de redução desses crimes ocorridos em Blumenau chega a 48%.

Na tabela abaixo seguem os números totais pesquisados: