Dia Nacional do Samba terá roda de conversa, oficina e apresentação em Blumenau

Entre os convidados, um ritmista com passagens pelas baterias das escolas de samba cariocas Vila Isabel, Tijucas e Portela.

Arte: OBlumenauense

O Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, terá uma comemoração especial no próximo domingo (3/12/23) em Blumenau. O Don Pub, localizado na Rua Padre Jacobs, 177, no centro da cidade, trará diversas atividades relacionadas ao gênero musical tão querido pelos brasileiros.

A programação começa às 15h com uma roda de conversa que abordará o samba de terreiro, resgatando suas raízes e a importância das Velhas Guardas, verdadeiras guardiãs da memória negra e do carnaval. O pesquisador Carlos Raulino será o responsável por conduzir a discussão.

Em seguida, haverá uma oficina de tamborim com Guilherme Rezendes, ritmista com passagens pelas baterias das escolas de samba cariocas Vila Isabel, Tijucas e Portela. Ele compartilhará dicas sobre os toques para samba enredo e os primeiros passos para quem deseja aprender a tocar esse instrumento.

Os sambistas de Blumenau também terão a oportunidade de mostrar seu talento nesta celebração do samba.

No final da tarde, terá roda de samba, com integrantes do grupo (Re)existência, seguida de uma homenagem às Velhas Guardas do samba. O cantor e compositor Tuco Pellegrino, membro da ala de compositores da Portela e do grupo musical da Velha Guarda da Portela, trará ao público composições que remontam aos anos de 1920 até 1960.

São canções que têm suas raízes nos antigos terreiros, hoje conhecidos como quadras, das escolas de samba Portela, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano. Entre os compositores homenageados estão nomes ilustres como Paulo da Portela, Candeia, Heitor dos Prazeres, Cartola, Silas de Oliveira e Dona Ivone Lara.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, marcando de forma diferenciada o Dia Nacional do Samba em Blumenau.

Dia Nacional do Samba
Data e horário:  3 de dezembro (domingo), a partir das 15h
Local: Don Pub (Rua Padre Jacobs, 177, Centro de Blumenau)
Entrada livre.