sábado, 4 dezembro 2021
InícioEventosDesfile de aniversário da cidade deve reunir 2 mil pessoas

Desfile de aniversário da cidade deve reunir 2 mil pessoas

Foto:  Jaime Batista da Silva
Foto: Jaime Batista da Silva

O tradicional desfile de 2 de Setembro, na Rua XV de Novembro, em comemoração aos 164 anos de Blumenau, será aberto pelo 23º Batalhão de Infantaria e Banda Municipal de Blumenau. As comemorações começam com uma celebração às 8h em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau e às 9h30 na Alameda Rio Branco. O desfile prossegue até o final da Rua XV, imediações da prefeitura. Devem desfilar aproximadamente 2 mil pessoas. “Neste desfile comemorativo, as instituições blumenauenses se organizam para apresentar os seus mais diferenciados programas e projetos sociais em diferentes áreas, quer no campo da saúde, educação, filantropia entre outras”, observa a diretora de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry, integrante da comissão organizadora.

Conforme Sueli, a festa é preparada para que os blumenauenses conheçam um pouco mais da cidade. “Desfilarão ao longo da Rua XV de Novembro grupos diferenciados, cada um contando a sua história e ações. Alguns participarão pela primeira vez”, observa. “A novidade motiva nos grupos uma expectativa muito grande para o desfile.”

Este ano estarão presentes no desfile 17 ações musicais, entre bandas, fanfarras e bandas de percussão. “Entre os diferenciais estão os carros alegóricos preparados com muito esmero pelas instituições”, comenta. “Estima-se que aproximadamente 2 mil pessoas desfilarão neste 2 de Setembro”, calcula.

A presença da Banda Municipal é garantia de boa música na festa. Com 52 anos de estrada recém comemorados, o grupo foi criado com a finalidade de difundir os diversos gêneros musicais. É responsável pela formação de vários profissionais da música. Foram regentes os maestros Frank Baumgarten, Marcílio Rodrigues, o sargento Edson Ricardo e o maestro Almir França. A Banda Municipal, ao longo do ano, passa por diversas formações, como banda de cerimônias, desfiles cívicos, big bend show – com repertório diferenciado, com coreografia. Na Oktoberfest se transforma em Stadt kapelle. E nas festividades de fim de ano, em Banda Noel. Atualmente conta com 23 músicos e a regência do maestro João Carlos Cunico.

Também participam do início do desfile integrantes Núcleo de Preparação de Oficinas da Reserva (NPOR) e ex-alunos. O 23° BI, o antigo 32° Batalhão de Caçadores, foi instalado em Blumenau em 1939. Integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, combatendo na Itália. Os militares blumenauenses participaram da Força de Paz da ONU, em Angola, entre os anos 1996 e 1997.

Trajes Hasselfelde

O Desfile da diversidade cultural terá participações já tradicionais nas festividades. O público e a cidade serão saudados com uma faixa de parabéns logo no início da comemoração. Também estarão presentes as bandeiras oficiais do Brasil, Santa Catarina e Blumenau. Um dos pontos altos será o passeio de duas jovens vestindo trajes tradicionais da Região do Harz, onde esta localizada Hasselfelde, lugar de origem do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Ele e Fritz Muller foram duas personalidades que fizeram a diferença durante o processo colonizador do século XIX. E também estarão representados na festa dos 164 anos.

Hermann Blumenau é o exemplo de estrangeiro que soube amar o Brasil e bem serví-lo”. Ao formular o seu projeto colonizador o fez com a intenção de constituir um núcleo colonial voltado para o desenvolvimento de atividades agrícolas, comerciais e industriais. Fritz Müller foi uma figura de vida marcante. Suas contribuições científicas revolucionaram o pensamento biológico do século XIX. A riqueza de seu conhecimento e a seriedade das suas pesquisas o tornaram colaborador de grandes nomes da ciência naturalista como Darwin, Agassiz, Häckel e outros.

via PMB | Texto: Sérgio Antonello | Fonte: Sueli Petry, diretora de Patrimônio Histórico,Fundação Cultural de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS