Na noite desta sexta-feira (8/11/24), acontecerá em Blumenau uma celebração tradicional europeia: o Martinstag, ou Dia de São Martinho. O evento, que inicia às 20h, contará com desfile de lanternas e música folclórica. A programação é promovida pelo grupo de dança folclórica Blumenauer Volkstanzgruppe, do Centro Cultural 25 de Julho e contará com a participação dos músicos da Freundesgruppe Kapell.
O grupo partirá da sede do clube na Rua Alberto Kofke, e seguirá pelas ruas 7 de Setembro, Ronaldo Baumgarten e Heinrich Hosang, antes de retornar ao ponto inicial. A proposta remonta a uma tradição que acontece na Alemanha e em outros países europeus, no dia 11 de novembro, em homenagem a São Martinho de Tours (França).
A história da festividade relembra um gesto de compaixão do santo, que, como soldado do exército romano, dividiu seu manto com um mendigo em uma noite fria. Esse ato tornou-se um símbolo de amor ao próximo e é a inspiração central da celebração.
Um dos momentos mais marcantes do evento é justamente o desfile com lanternas, que tem como proposta representar a luz de São Martinho como guia nas noites escuras de inverno. Em Blumenau, sua realização ainda faz parte das comemorações pelos 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Participarão do evento o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Oscar Grotmann, e a diretora do Arquivo Histórico e Museológico, Sueli Petry. Os organizadores estimam a participação de cerca de 40 pessoas, incluindo crianças, pais, músicos e membros da comunidade folclórica.
O Martinstag já foi promovido diversas vezes por Lili e Evando Müller, moradores da Rua Gustavo Benner, no bairro Velha. No entanto, a celebração sempre teve um caráter mais local, envolvendo o filho do casal e os amigos da creche. Cobrimos o evento nos anos 2019, 2021 e 2023.
As crianças percorriam uma trilha no meio da mata às margens do ribeirão Velha e depois retornavam por uma rua até a casa. Os pequenos eram acompanhados pelos pais, que utilizavam lanternas artesanais feitas com materiais recicláveis, produzidas pelas próprias famílias participantes para iluminar o trajeto.
Durante o percurso, eles cantavam a música “Ich gehe mit meiner Laterne / Martinslieder” (Eu ando com a minha lanterna, o hino de São Martinho), acompanhados de instrumentos musicais. A vizinhança já se habituou a essa magia que se repete nos últimos anos, marcando também a chegada do Natal.