segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEconomiaDescentralização da atividade do turismo para envolvimento da comunidade

Descentralização da atividade do turismo para envolvimento da comunidade

Emil-Chartouni_01Artigo de Emil Chartouni, bacharel em Turismo e Hotelaria

É de conhecimento de todos, que a atividade do turismo movimenta mais de 52 segmentos econômicos sendo um dos principais alavancadores da economia nas mais diversas regiões do país e do mundo.

Sempre que falamos em turismo nunca podemos esquecer que o sucesso da atividade econômica só é certeiro quando temos o envolvimento da comunidade local e esta precisa estar inserida no contexto da atividade pois caso contrário todos os projetos estarão fadados ao fracasso.

Durante algum tempo estamos acompanhando a situação dos eventos populares em Blumenau e a sua repercussão junto a população. Nestas observações, pudemos constatar que a grande maioria ainda não está inserida na atividade turística da região, demostrando seu descontentamento em períodos de alta temporada, como por exemplo, nosso maior produto que é a Oktoberfest.

Algumas pessoas reclamam que turistas só atrapalham o trânsito, sujam a cidade, mexem com as mulheres e outras reclamações, sem saber os benefícios que a atividade do turismo proporciona para toda a região. Entre os exemplos, estão a geração de empregos temporários, renda para a população que loca suas residências, aumento de receita nas empresas do trade e por consequência uma maior arrecadação de impostos que retornaram em benefícios.

A região toda precisa ser beneficiada no processo de desenvolvimento turístico local e regional, não ficando apenas concentrado em pontos isolados.

É de fundamental importância que o poder público, administrador do turismo, faça este papel de inserção da comunidade proporcionando atividades nos bairros, descentralizando a atividade turística e um trabalho de conscientização de médio e longo prazo junto as crianças na mais tenra idade, demonstrando o que temos de atrativos turísticos na região e os benefícios do bem atender ao visitante.

Acreditamos que ainda há tempo de revertermos esta situação e termos uma comunidade inserida na atividade turística. Mas só teremos sucesso com ações como estas citadas, em que tenhamos a população dos mais diversos cantos da cidade integradas com o turismo e participando de forma efetiva.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS