Desafios nas escavações motivam revisão de estratégia para macrodrenagem na Rua Divinópolis

Frente a impedimentos geológicos, a Secretaria Municipal de Obras busca novas soluções para avançar com as melhorias necessárias no sistema de drenagem.

Foto: Secretaria Municipal de Obras (Semob)

A Rua Divinópolis tem enfrentado significantes dificuldades no avanço das obras de macrodrenagem, especialmente em decorrência de impedimentos geológicos, como a presença intensiva de rochas. Esse cenário desafiador, levou a Secretaria Municipal de Obras (Semob) a buscar novas soluções para executar as melhorias no sistema de drenagem da via localizada no bairro Velha Central, em Blumenau.

Dirk Reiter, secretário da pasta, revela a necessidade dessa reavaliação estratégica: “Até tentamos progredir com o avanço na macrodrenagem, mas o cenário rochoso encontrado no local dificultou cada vez mais a evolução, ao ponto de decidirmos buscar uma alternativa para implantar a nova tubulação da Rua Divinópolis até a Rua Alfredo Morsch”.

A decisão pela busca de alternativas também vem em resposta a reivindicações de moradores e comerciantes locais, que esperam o restabelecimento normal da via. Nos próximos dias, medidas serão tomadas para assegurar a acessibilidade para veículos e pedestres, promovendo a normalidade do tráfego na região. Importante ressaltar que, apesar da alteração no cronograma, não se trata de uma paralisação, mas sim de uma adaptação necessária para contornar os desafios encontrados.

Segundo informações da engenharia técnica da Semob, diferentes alternativas já estão sendo analisadas. O município, ciente da urgência, espera retomar a obra prontamente, visando solucionar os persistentes problemas de alagamentos que assolam a comunidade da Rua Divinópolis há anos.

Foto: Secretaria Municipal de Obras (Semob)

Vale lembrar que a primeira etapa da obra, já concluída, teve início na Rua dos Caçadores. Uma nova tubulação foi implantada nas imediações do posto de combustível, chegando até o entroncamento com a Rua Divinópolis. Nesse ponto, também foram realizadas melhorias e alargamento da rotatória existente, visando otimizar o fluxo na região.

Dessa forma, com a reavaliação de estratégias e a busca por soluções inovadoras, a Secretaria Municipal de Obras se compromete a avançar, enfrentando os obstáculos e trabalhando para aliviar os transtornos causados pelos alagamentos na área.