quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEventosDesafio dos Rochas se consolida como um dos principais eventos de mountain...

Desafio dos Rochas se consolida como um dos principais eventos de mountain bike do Brasil

Desafio-Rochas_Pomerode_11-4-15_01

Texto: Camile Magalhães | Fotos: Jonatha Jüngle / Oficina das Palavras

POMERODE (SC) – A terceira edição do Desafio dos Rochas confirmou que a prova já está entre as mais importantes do país. Os 733 atletas de vários Estados brasileiros movimentaram Pomerode, sede da disputa, durante o fim de semana (11 e 12/4). “Foi um verdadeiro desafio para a organização e para os atletas. Tudo já começou na sexta-feira com a sinalização das trilhas e montagem de toda estrutura no parque de eventos. Muitos atletas estavam chegando e vimos a cidade ser tomada por eles, os principais autores deste grande evento”, conta um dos organizadores, José Carlos Rocha. No sábado (11/4), foi realizada a recepção oficial dos participantes. “Muitos foram contagiados pelas danças do grupo folclórico Alpino Germânico. No congresso técnico, foram repassadas as principais informações sobre o percurso, novidades para esta edição e sobre o evento em geral. Em seguida foi aberto o jantar de massas que serviu para uma grande confraternização, reunindo os atletas, parentes, amigos e comunidade em geral”, relata Rocha.

Desafio-Rochas_Pomerode_11-4-15_03

No domingo (12/4) de sol, o calor pegou muitos atletas de surpresa. Eles tiveram que mostrar determinação e garra para vencer o desafio proposto. “Todos foram verdadeiros batalhadores e heróis. Foi uma demonstração de como unir um desafio pessoal e a superação, foco e a alegria de estar em meio a vários ciclistas anônimos ou famosos. Um verdadeiro ciclo de amizade e união entre bikers”, diz o também organizador Hilário Rocha. Com o sucesso de mais uma edição, o 4º Desafio dos Rochas já começa a ser planejado. “O tempo ajudou e recebemos um feedback muito positivo dos atletas. Tanto que já iniciamos os trabalhos para 2016, reavaliando as trilhas e a estruturação de todo evento para melhorarmos a cada ano”, ressalta Hilário.

Desafio-Rochas_Pomerode_11-4-15_04

As provas e os resultados

Nesse ano, o Desafio dos Rochas teve como tema a “Trilha da Cachaça”, uma antiga trilha entre as montanhas de Pomerode por onde as pessoas transportavam a bebida. Também pela primeira vez no Brasil, 10 atletas inscritos na prova foram rastreados em tempo real. A tecnologia possibilitou ao público acompanhar em qual ponto do circuito estava o atleta. Para a organização foi um teste para a cronometragem e fiscalização dos atletas, que podem passar a ser feitas apenas com o uso de um computador. “Vários amigos de atletas e a própria população que esteve no Parque de Eventos acompanhou estes atletas através do telão instalado no local, algo que chamou atenção de muitas pessoas”, fala José Carlos Rocha.

Desafio-Rochas_Pomerode_11-4-15_02

Na categoria Pró, os atletas percorreram os 100 quilômetros com altimetria de 3.100 metros, sozinhos ou em duplas. O tempo limite para completar a prova foi de 10 horas e o vencedor foi o experiente Hugo Prado Neto (OCE Cannondale Team), com o tempo de 5 horas, 23 minutos e 51 centésimos. Já na Sport, eles percorreram 54 quilômetros, com altimetria de 1.400 metros e o tempo limite foi seis horas. Quem levou a melhor foi Arthur Ricardo Borchardt. O atleta pomerodense fechou o percurso em 2 horas, 34 minutos e 28 centésimos. Confira a lista dos vencedores no site: www.twinsadventure.com.br/resultados.

A modalidade Cicloturismo teve uma rota conhecida com 38 quilômetros e o passeio durou cerca de três horas. Os participantes contaram com a companhia de guias e paradas para fotos da paisagem e das famosas construções enxaimel e visitação numa propriedade colonial onde puderam adquirir produtos típicos e experimentar um delicioso caldo de cana. Somente as modalidades Pró e Sport tiveram premiação. Os primeiros lugares masculino e feminino receberam um rastreador Spot Adventure 3GEN via satélite. Os cinco primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus e brindes de patrocinadores. Todos os participantes do Desafio dos Rochas receberam a medalha de participação.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS