segunda-feira, 10 maio 2021
Início Economia Desafio dos Rochas: a paixão pelo Mountain Bike que constrói um legado...

Desafio dos Rochas: a paixão pelo Mountain Bike que constrói um legado para Pomerode e região

 

Por Giovana Pietrzacka

O Desafio dos Rochas vai muito além dos dois dias de evento que ocorre uma vez por ano em Pomerode. Desde sua primeira edição, em 2013, a competição vem resgatando a prática do ciclismo e constrói um legado tanto para a cidade quanto para o Mountain Bike.

Um exemplo é o número de pomerodenses inscritos ao longo das edições: crescimento de 80% entre 2013 e 2016! Além disso, o Desafio despertou também o lado turístico-esportivo da cidade. Antes do evento, os adeptos do ciclismo conheciam Pomerode somente pelo Circuito Vale Europeu de Cicloturismo. Atualmente grupos de vários locais do Brasil pedalam nas trilhas e localidades da cidade durante todo o ano, gerando retorno econômico para a rede hoteleira, restaurantes, pontos turísticos, mercados e lojas da cidade dentre outros.

No ano passado a família Rocha, com apoio de ciclistas e voluntários vindos de Timbó, Blumenau, Massaranduba, Guaramirim, Indaial e Gaspar, criou a Associação Multiesportiva Vale Europeu (AMVE), que busca a construção, manutenção e preservação de trilhas para o uso da bicicleta e caminhadas em terrenos de Pomerode e região.

Mutirões de limpeza e abertura de trilhas foram feitos em caminhos de roças, puxada para a extração da madeira, que eram antigamente usados por moradores de cada localidade ou mesmo na época de colonização.

A intenção com isso é proporcionar futuramente acesso de todas as pessoas, gerando fluxo de turistas para Pomerode e região e retorno econômico, através das hospedagens em casas antigas que podem servir de albergues, venda de produtos coloniais dentre tantos outros modos.

Como tudo começou

A história da família Rocha em promover o ciclismo em Pomerode é de longa data. Desde os anos 1980, Hilário Rocha, que foi ciclista, realizava competições escolares e campeonatos municipais. Quando a cidade ganhou o título de a cidade mais alemã do Brasil, começaram também a busca de agências por passeios ciclísticos para conhecer seus encantos. Foi então que surgiu o Vale Europeu de Cicloturismo. Desde então muitas ações foram promovidas, como campeonatos sul-brasileiro e catarinense de Cross Country, Down Hill e 4x.

O evento

A 5ª edição do Desafio dos Rochas será nos dias 11 e 12 de março de 2017, em Pomerode, no Vale do Itajaí. As inscrições e programação do evento estão no site www.twinsadventure.com.br.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS