Blumenau registrou 46 novas notificações de dengue e 28 focos do mosquito Aedes aegypti na segunda semana epidemiológica de 2025, que compreendeu o período de 5 a 11 de janeiro. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que monitora as notificações da doença.
Apesar do aumento das notificações, a cidade não confirmou nenhum caso de dengue e não registrou óbitos pela doença nas duas primeiras semanas do ano.
O bairro Garcia lidera o ranking de focos do mosquito, com 7 registros. Em seguida, aparecem Progresso e Badenfurt, com 5 focos cada. Salto do Norte, Tribess, Escola Agrícola e Itoupava Central registraram 3 focos cada. Victor Konder, Da Glória e Itoupava Norte completam a lista dos dez bairros com mais focos, com 2 cada um.
Sintomas e cuidados
A dengue se manifesta com febre alta (39° a 40°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza e manchas pelo corpo. Ao surgimento de qualquer sintoma, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.
Vacinação disponível
A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades de saúde do município com sala de vacina. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Como denunciar focos do mosquito
Moradores que encontrarem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti podem denunciar por meio do Programa de Combate à Dengue. As denúncias são recebidas pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há também a opção de registrar a denúncia online clicando aqui.
Confira os desafios e projetos para Blumenau nos próximos 4 anos