terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioEventosDeficientes visuais terão audiodescrição simultânea no Desfile de Natal deste sábado (23)

Deficientes visuais terão audiodescrição simultânea no Desfile de Natal deste sábado (23)

 

Fotos: Clio Luconi

No terceiro desfile do Magia de Natal que ocorre às 20h30min deste sábado (24/11/18), os deficientes visuais também poderão ter uma experiência do evento.

Um grupo que faz parte da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braile de Blumenau (ACBB) e da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), será levado aos bastidores do desfile, onde poderão tocar os bonecos e as alegorias que desfilam. Logo depois, eles irão se acomodar em espaço reservado em frente à casa do papai Noel, onde serão disponibilizadas cadeiras e fones de ouvido para a audiodescrição simultânea do desfile.

A audiodescrição não é novidade nos desfiles de Blumenau, tanto que já foi usado na Oktoberfest e pela terceira vez no projeto Magia de Natal. A locutora que descreve o que acontece na Rua Alberto Stein, onde passam as alegorias, é Vania Gayo Ribeiro, gerente de planejamento da Secretaria de Turismo e Lazer.

 

 

O tema dos desfiles deste ano é A Magia dos Contos de Fadas, que influenciaram a escolha das fantasias e alegorias.  São 49 atrações, entre blocos e carros alegóricos baseados em contos clássicos como Alice no país das maravilhas, do escritor inglês Lewis Carrol, Chapeuzinho Vermelho, do francês Charles Perrault, a Branca de Neve, de Jakob Grimm, entre outros.

Naturalmente não poderiam faltar a história do nascimento do menino Jesus, dos três Reis Magos e a história do Natal.  Os Desfiles de Natal são gratuitos e ocorrem sempre na Rua Alberto Stein, na frente do Parque Vila Germânica Depois de amanhã (24), os próximos acontecem nos dias 1, 8 e 15 de dezembro.

Quem preferir assistir as apresentações no conforto das arquibancadas montadas na frente do Galegão, terá que pagar. Os ingressos custam R$12 (meia-entrada) e R$24 (inteira) e podem ser adquiridos pela internet no site do evento. Se você prefere comprar no dia, pode se dirigir ao ponto de informações localizado no Eisenbahn Biergarten.

Programação

– Desfiles Temáticos (24 de novembro e 1, 8 e 15 de dezembro, às 20h30)
– Cerimônia de acendimento das luzes na Vila de Natal (diariamente às 20h30)
– Casa do Papai Noel
– Mini Cidade da Neve
– 1ª Exposição Franciscana de Presépios Internacional
– Oficina de pintura de biscoitos, oficina de Guirlandas de Natal, oficina de Presépio e oficina de Cartões de Natal
– Passeio de trenzinho
– Espaço Gastronômico
– Mercado de Natal
– Roda Gigante e Carrossel
– Dia de São Nicolau (dia 06/dez)
Cantatas de Natal (na rua XV de Novembro, nº1050, às 11h, dias 24/Nov, 1, 8 e 15/dez)
– Árvore da Solidariedade, com a doção de leite (até dia 15/dez)
– Pelznickel (sábados e domingos, das 21h às 22h)
– Natal nos Bairros (26/nov e 3, 6, 17 e 18/dez)

E os horários de funcionamento da Vila de Natal

– Segunda à sexta-feira – das 18h às 22h30
– Sábados – das 12h às 23h30
– Domingos – das 12h às 22h30
– Dia 24/12 – Das 12h às 16h
– Dia 25/12 – aberto apenas para contemplação da decoração. Nesta data as atrações não funcionarão. A área gastronômica abre das 15h às 22h30
– Dia 30/12 – das 12h às 16h

O Magia de Natal ocorre de 10 de novembro a 30 de dezembro, no Parque Vila Germânica. O evento é organizado pela prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, e pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) com apoio do Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS