Defesa Civil registra ocorrências em função das chuvas em Blumenau

Confira as estações do AlertaBlu onde mais choveu e a previsão do tempo para esta semana.

Queda de muro na Rua Angelo José Hermes, no bairro Fortaleza | Foto: Defesa Civil de Blumenau

De acordo com dados da Defesa Civil Até às 10h15 deste domingo (16/10/22), choveu em média 38,6 mm em Blumenau. O nível do Rio Itajaí-Açu estava com 4,68m ao meio-dia, um aumento de 80 cm nas últimas 12h.

Na leitura das 12h30, do monitoramento online do AlertaBlu, as estações que registraram os maiores volumes de chuva foram Vorstadt (53,4 mm); Nova Esperança (46,8 mm; Araranguá (41,4 mm); Coripós (41,4 mm); Itoupavazinha (40,6 mm) e Jordão (39,6 mm). A média foi de 39,48 mm.

Também houve o registro de duas ocorrências pontuais em função das chuvas. Um alagamento na Rua Angelo José Hermes e a queda de um muro após deslizamento de terra na Rua Angelo José Hermes, ambos no bairro Fortaleza. Ninguém ficou ferido.

O ribeirão chegou a alagar a Rua Angelo José Hermes, no bairro Fortaleza | Foto: Defesa Civil de Blumenau

A previsão do tempo indica que há condição para chuva (de fraca a moderada) acompanhadas por trovoadas até o início da tarde. O clima é influenciado pela atuação da circulação marítima e de áreas alongadas de baixa pressão que favorecem a presença e variação de nebulosidade.

No período da tarde esta chuva perde a intensidade e passa a ocorrer de forma fraca e isolada. A temperatura máxima não deve passar de 24ºC e a mínima foi registrada às 3h quando fez 20,7°C. Previsão de vento fraco de leste/sudeste.

Previsão do tempo para esta semana:

Segunda-feira (17)

A atuação da circulação marítima favorece a presença e variação de nebulosidade. Durante a manhã e a tarde, o sol aparece e causa a elevação da temperatura e uma sensação de calor e abafamento. Mas há condição para chuva fraca e isolada nos extremos do dia. A mínima varia em torno de 19ºC e a máxima de 26ºC. Vento fraco de leste/sudeste.

Terça-feira (18)

O tempo segue instável devido a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em SC. Há condição para chuva já a partir da madrugada, intensificando-se entre o final da madrugada e a manhã, quando ocorre de forma moderada com trovoadas.

A partir da tarde, a chuva passa a ocorrer com fraca intensidade e alternada a períodos de melhoria. A temperatura mínima deve ficar em torno de 20°C e a máxima aumenta um pouco, mas não passa de 26°C. Vento fraco de leste/sudeste.

Quarta e quinta-feira (19 e 20)

Entre a manhã e tarde da quarta-feira, o sol aparece em meio a presença e variação de nebulosidade, favorecendo a rápida elevação da temperatura e deixando a tarde abafada, com máxima de até 31°C. A partir da tarde, formam-se áreas de instabilidade, devido ao calor e alta umidade, que trazem condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Já na quinta-feira, condição para chuva fraca e isolada na madrugada, mas no restante do dia o sol predomina em meio a presença de muitas nuvens, deixando a tarde bastante aquecida.

Fonte: AlertaBlu