Até agora, 11 municípios catarinenses informaram a Defesa Civil de Santa Catarina sobre danos causados pelas ocorrências climáticas registradas nas últimas 24 horas. Os que enviaram algum tipo de ocorrência foram: Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Orleans, São Bento do Sul, Aurora, Ibirama, Ituporanga, Blumenau e Braço do Norte.
Foram registrados vendavais, enxurradas e alagamentos. Em alguns pontos houve deslizamento de terra também. O número de afetados está sendo levantado, assim como de desalojados. Em todos os informes, somados, chegam a 160 unidades habitacionais atingidas e três pontes danificadas.
De acordo com o levantamento feito pela Epagri/Ciram, com as Estações Meteorológicas Automáticas, entre as 7h de quinta-feira, 8, e às 7h desta sexta-feira, 9 as cidades de Ituporanga, Camboriú e Orleans registraram maior volume de precipitação.
Blumenau
Os estragos foram registrados em alguns pontos. No Bairro Garcia, a Estação Glória marcou 102mm de chuva, na Nova Rússia, 58mm e estação Ruy Barbosa, também no Garcia, 69,2mm.
A área Sul da cidade foi muito castigada. Problemas ocorreram na Rua Araranguá , Rua Belo Horizonte e Cunha Porã (Bairro Garcia). Sendo que nesta última, o Corpo de Bombeiros Militares resgatou uma senhora e dois adolescentes, ambos com ferimentos leves, de uma residência que desabou em partes. Segundo a equipe da Defesa Civil local, algumas famílias precisarão serem alocadas, pois as residências foram comprometidas.
De acordo com o Prefeito Napoleão Bernardes, o Dique Fortaleza contribuiu para minimizar os efeitos das chuvas. O município ainda não manifestou necessidade inicial de Decretar Situação de Emergência.
Gaspar
A Defesa Civil do município acionou o Coordenador Regional de Blumenau, da Defesa Civil de Santa Catarina. Informou que o município também teve pontos de alagamentos, mas que a princípio não será necessário decretar Situação de Emergência.
Itajaí
Somente uma ocorrência registrada, queda de um muro no Bairro Limoeiro. Não possui desabrigados.
Navegantes
A chuva provocou alagamentos em alguns pontos do município. Aproximadamente 100 residências foram atingidas. Após a chuva passar, foi rápida a vazão dos alagamentos. Não possui desabrigados.
Penha
Alagamentos pontuais, principalmente na rua José João Batista, Centro. Não possui desabrigados.
Camboriú
O município teve três regiões atingidas por alagamentos, Centro, Bairro Santa Regina e São Francisco. Segundo levantamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, cerca de 30 residências foram afetadas com as chuvas. Não há registro de desabrigados.
A Defesa Civil de Santa Catarina já está mobilizada para o envio de Itens de Auxílio Humanitário para Camboriú, conforme solicitado pela prefeitura.
via Epagri/Ciram