Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos em 20 cidades catarinenses

Durante a última noite, em alguns locais do Estado, o volume de chuva chegou a ultrapassar os 90 mm. Os valores mais elevados ocorreram no Alto Vale do Rio Itajaí, Litoral Sul e região central.

2002
Deslizamento de terra na BR-470 atingiu um caminhão e carro, em Agrolândia.

A Defesa Civil Santa Catarina emitiu um alerta às 8h47 desta quinta-feira (17/12/20) sobre o risco de deslizamentos em 20 municípios do estado. Na região do Vale do Itajaí, são as cidades de Agronômica, Brusque, Camboriú, Itajaí, Nova Trento, Presidente Getúlio e Rio do Sul.

No Litoral, são Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Itapema, Palhoça, São José e Tijucas. As outras cidades são Itaiópolis no Norte e Timbé do Sul, no Sul.

 

 

Segundo a equipe de meteorologia da Epagri/Ciram, os temporais das últimas horas tem influência da atuação de um sistema de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria pelo Litoral Catarinense. O volume de chuva das últimas horas chegou próximo a 50 mm em apenas uma hora.

Durante a noite, esse valor chegou a ultrapassar os 90 mm em alguns locais. Os valores mais elevados de precipitação ocorreram no Litoral Sul, Centro e Alto Vale do Rio Itajaí.

No Alto Vale do Rio Itajaí as estações da rede observacional da Epagri registraram as precipitações mais elevadas em Rio do Sul, Ituporanga, Vidal Ramos, Aurora, Agronômica, Petrolândia e José Boiteux.

Ao todo foram aproximadamente 12 estações que registraram volumes de chuva elevados. Nas áreas do entorno à estes municípios as precipitações pluviométricas variaram de poucos 0 (zero) à 10 milímetros.