Defesa Civil de SC confirma que supercélula causou microexplosão em São João do Itaperiú (SC)

Os temporais neste domingo (26/02) foram provocados por uma frente fria em alto mar, associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, e o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que uma supercélula causou a microexplosão nos municípios de São João do Itaperiú e Barra Velha, no Norte do Estado. Os fortes ventos registrados entre às 14h45 e 15h causaram destelhamentos, quedas de árvores e postes, além da interromperem o fornecimento de energia elétrica.

Segundo o órgão estadual, os temporais foram provocados por uma frente fria em alto mar associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica.

Através ds imagens do satélite Goes 16 e do radar meteorológico de Lontras, foi possível identificar o padrão associado a supercélulas e a microexplosão. Este último verificado através do índice SWI (Severe Weather Index) no momento em que passava nas sobre o município de São João do Itaperiú.