sábado, 8 maio 2021
Início Clima Defesa Civil conclui manutenção nas 17 estações pluviométricas de Blumenau

Defesa Civil conclui manutenção nas 17 estações pluviométricas de Blumenau

A última foi feita no Parque Ramiro Ruediger, onde o equipamento tamém é usado para referência de temperatura no município.

A Diretoria de Meteorologia, vinculada à Secretaria da Defesa Civil (Sedeci), finalizou nesta quarta-feira (28/04/21), mais uma etapa da manutenção nas 17 estações pluviométricas distribuídas por todas as regiões de Blumenau. A última etapa dos trabalhos ocorreram na estação do Parque Ramiro Ruediger.

Os equipamentos são compostas por sensores que medem de forma automática os volumes de chuva em intervalos de 15 minutos. Os dados coletados podem ser aplicados a uma ampla gama de produtos e serviços, mas servem principalmente para orientar os trabalhos da Defesa Civil de Blumenau.

Além do Parque Ramiro, são monitoradas as regiões: Araranguá, Coripós, Fidélis, Glória, Itoupava Central, Itoupavazinha, Jordão, Nova Esperança, Nova Rússia, Passo Manso, Ruy Barbosa, Tatutiba, Velha Central, Velha Grande, Vila Itoupava e Vorstadt.

De acordo com a diretora de meteorologia, Tatiane Martins, as manutenções preventivas ocorrem normalmente a cada 15 dias. “Nesta bateria realizada agora nas estações fizemos um trabalho mais extensivo, com a remoção de resíduos causados pelo desgaste do tempo, contribuindo assim para a conservação da estrutura”, reitera.

É com base nos dados coletados pelas estações pluviométricas que a equipe de meteorologistas da Defesa Civil emite os avisos e alertas meteorológicos para informar a população blumenauense sobre as condições do tempo no município durante os eventos de chuva intensa.

Os dados de chuva das estações pluviométricas são disponibilizados à população através do portal do AlertaBlu e também por meio do aplicativo AlertaBlu (Android e iOS).

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS