Por Claus Jensen
A Defesa Civil de Blumenau já está com a quinta sonda que faz parte de uma das 15 plataformas de coleta de dados (PCD), um equipamento utilizado para monitoramento de variáveis geotécnicas
O sistema é composto por pluviômetros e sensores de umidade do solo, que permitem monitorar o risco de deslizamentos em encostas urbanas e emitem alertas que podem reduzir os impactos. Segundo o Secretário da Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, nessa sonda que acabou de ser instalada, ainda falta terminar a parte elétrica.
Uma PCD possui autonomia de energia elétrica, já que utiliza também a fotovoltaica (solar). Os equipamentos fazem parte do Projeto RedeGeo da rede observacional do Cemaden. Blumenau já tem três instalados, que estão nos bairros Fortaleza Alta (Rua Luiz Krutzsch), Itoupava Norte (Rua Helmuth Sievert) e Nova Esperança (Rua José Andriete).
Para a instalação das PCDs Geotécnicas nos municípios, é necessário realizar um cronograma de atividades preparatórias e o envolvimento de pesquisadores, acordos e contratos institucionais do Cemaden, Defesas Civis, empresa técnica de instalação e apoio de universidades locais.
RedeGeo
O RedeGeo é uma iniciativa do Cemaden e da FUNCATE – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais, patrocinado pela FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos (Carta Convite MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016) com parcerias das Defesas Civis Municipais, universidades e institutos de pesquisa regionais.
Entre os resultados esperados pelo Projeto RedeGeo, além da rede de monitoramento multiusuário das PCDs Geotécnicas, está o desenvolvimento de pesquisas e banco de dados para análise dos fatores condicionantes dos deslizamentos. Os dados serão aplicados para o entendimento da dinâmica dos processos físicos envolvidos, assim como instrumentos para aprimorar o trabalho operacional do Cemaden.
Em Blumenau, está prevista a instalação em imóveis localizados nas ruas Antônio Zendron (Garcia), Cidade De Gramado (Valparaíso), Progresso (rua Cedro Alto), Da Ivaldo Boss (Glória ), Lages (Boa Vista), Pedro Krauss Senior (Vorstadt), Da Figueira (Velha Grande), Madre Paulina (Velha Grande), Coripós (Escola Agrícola), Professor Trindade (Água Verde), Prof. Mateus Bragnolo (Escola Agrícola), Fritz Georg (Fortaleza Alta), Maestro Francisco Baumgarten (Asilo), Germano Grosh (Escola Agrícola), Rodolfo Bretzke (Velha Grande) e Jaime Antunes dos Santos (Valparaíso).