quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaMassa de ar frio de origem polar pode baixar a temperatura para...

Massa de ar frio de origem polar pode baixar a temperatura para 5°C em Blumenau

 

 

Foto (arquivo): Rafael Ferreira

 

A passagem de uma frente frio por Santa Catarina neste sábado (10/08/19) favorece o aumento de nebulosidade. Não se descarta chuva fraca e isolada em Blumenau, principalmente à tarde. A temperatura máxima deve ficar em torno de 28°C.

A mínima foi registrada às 7h quando fez 18,6°C, mas com a entrada de uma massa de ar frio e seco, a temperatura pode baixar para até 15°C à noite. Neste momento (11h55) faz 28,6°C; com umidade relativa do ar em 44% e nível do rio Itajaí-Açu com 69 cm. Vento fraco de oeste/sudoeste passando para sudoeste.

No domingo (11), o tempo volta a ficar firme, mas a temperatura baixa com mínima de até 11°C. No decorrer do dia, o deslocamento de umidade do oceano associado a circulação marítima, favorece o aumento de nebulosidade e há condição para chuvisco isolado ocasional. A temperatura máxima no período da tarde deve ficar em torno de 18°C. Vento fraco de sudoeste passando para leste/sudeste.

O sol volta novamente na segunda-feira (12), deixando o tempo firme com variação de nuvens. A passagem de uma frente frio pelo Estado, favorece aumento de nebulosidade e a condição para pancadas de chuva isoladas no período da noite, inclusive com chance de trovoada. A temperatura mínima fica entre 13°C e 15°C, e a máxima, de 26°C a 28°C. Vento fraco de noroeste passando para leste/sudeste.

Chegada de massa de ar frio de origem polar baixa as temperaturas

A partir da madrugada de terça-feira (13), a frente fria começa a se afastar de Santa Catarina dando lugar a uma massa de ar frio e seco de origem polar. No decorrer do dia, tempo firme com a presença do sol em meio a variação de nuvens, mas aumenta a sensação de frio, sobretudo no período da noite. A temperatura máxima não deve passar dos 20°C e a mínima chega fica em torno de 12°C, quando o ar frio ganha intensidade.

O clima se repete na quarta-feira (14), mas com sensação de frio intenso e temperatura mínima de até 5°C. A máxima fica muito semelhante ao dia anterior, entre 17°C e 19°C.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS