Defesa Civil começa o desmonte técnico das casas na região da Nova Rússia

Nova-Russia_casas_29-10-15_01

Equipe técnica do Serviço Geológico do Brasil também vai iniciar um levantamento no local para saber o tipo de relevo e geologia da região.

Texto: Joni César | via PM

A Defesa Civil vai iniciar o desmonte técnico das seis residências atingidas na Nova Rússia, região mais afetada na cidade pelo deslizamento de terra em função das chuvas frequentes dos últimos dias. Na manhã desta quinta-feira, dia 29, o prefeito Napoleão Bernardes visitou o local acompanhado pela equipe da Defesa Civil e Geologia. Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de Porto Alegre também estiveram presentes. A visita contou ainda com a participação especial do chefe da equipe japonesa, Takao Yamakoshi, responsável pelo Projeto Gides para o Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais.

Nova-Russia_casas_29-10-15_04

A participação da Prefeitura no local, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Valdecir Mengarda, teve como objetivo iniciar um levantamento técnico da situação da Nova Rússia pela equipe do CPRM. “Estamos fazendo o reconhecimento de todo o processo na região e entender essa dinâmica e os efeitos que ele poderá causar à comunidade, ou seja, saber exatamente por que tipo de relevo é formada a região e também o tipo de geologia”, diz o geólogo do CPRM, Carlos Peixoto.

Nova-Russia_casas_29-10-15_02

Recursos

A presença do prefeito Napoleão Bernardes na região serviu também para garantir às seis famílias que tiveram suas residências atingidas pelo deslizamento recursos financeiros durante seis meses. De acordo com Valdecir Mengarda, as famílias serão beneficiadas com uma ajuda inicial de R$ 500,00 cada, mais conhecida como parcela de auxílio em situação de vulnerabilidade temporária, além de outras seis parcelas no valor de R$ 450,00 designada como renda mínina às pessoas nestas situações.

Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social inicia na próxima semana o contato com as seis famílias com direito ao benefício. “Todas as seis famílias que tiveram suas residências atingidas pelo deslizamento na Nova Rússia já estão cadastradas na secretaria. Além disso, depois deste período, vamos fazer uma nova avaliação da situação com estes moradores”, diz Mengarda.

Nova-Russia_casas_29-10-15_03

Nova-Russia_casas_29-10-15_05