A goleira Luiza Jesus da Silva construiu uma trajetória marcante no futebol catarinense antes de seguir carreira na Europa. Natural de Florianópolis, ela iniciou no esporte jogando com os meninos na Praia de Canasvieiras e, depois, se destacou no futebol 7, chegando a ser eleita a melhor goleira da modalidade e convocada para a seleção brasileira.
Ainda no início da carreira, Luiza conciliou sua jornada no futebol com o trabalho na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), onde teve uma experiência que considera enriquecedora. “Tenho uma identificação muito grande com a Fesporte. Além de ter disputado muitos eventos organizados por eles, tive a honra de trabalhar como colaboradora. Foi um período especial, que agregou muito conhecimento para mim, pois o esporte ensina dentro e fora de campo”, relata.
A carreira seguiu para o futebol de campo, com passagem pelo Avaí/Kindermann, até que, em 2020, Luiza deu um novo passo e migrou para o futebol europeu. Atualmente, ela defende o Gil Vicente, que disputa a segunda divisão da liga portuguesa. Na temporada em andamento, a goleira já disputou 11 partidas oficiais pela equipe, em um campeonato que segue até maio.
Luiza destaca que a caminhada no futebol exigiu superação, mas hoje se sente realizada na profissão. “Assim como em qualquer profissão, no esporte também há desafios a serem vencidos. Hoje me sinto mais estável, algo que antes as atletas do futebol feminino não tinham. Para viver esse sonho, precisei abrir mão de muitas coisas, mas é uma grande emoção contar um pouco da minha história”, conclui.
Com informações de Guilherme Brazzalle, da Fesporte.