Dados do Radar Meteorológico indicam que os ventos fortes em Rodeio eram um tornado

 

Fotos: via WhatsApp

Nesta terça-feira (27/12), ventos fortes causaram destruição na cidade de Rodeio, causando queda de árvores, destelhamentos e falta de energia. Segundo o Epagri/Ciram, os dados do Radar meteorológico de Santa Catarina, localizado em Lontras, indicam que o fenômeno causador foi um tornado.

 

 

A ocorrência do fenômeno ocorreu entre as 16h10min e 16h25min entre os municípios de Rodeio e Ascurra, quando estava em vigência um alerta emitido pela Epagri/Ciram, com risco de ventos fortes, chegando a 80km/h.

A distância entre o ponto de ocorrência do fenômeno e a estação meteorológica com medições de vento mais próxima, não permite saber precisamente a velocidade do vento no local. Pelas imagens dos danos causados pelos ventos, chegou-se a conclusão que trata-se de um tornado de intensidade f0 em uma escala que vai até f5.

 

 

Ressalta-se que os tornados são fenômenos de pequena escala tanto espacial (da ordem de alguns metros a poucas centenas de metros) quanto temporal (alguns minutos), sendo assim um dos fenômenos meteorológicos de mais difícil previsibilidade.

Nos próximos dias a condição de tempo instável persiste em Santa Catarina, com risco de chuva e ventos forte, granizo e descargas elétricas em todas as regiões. Estas condições ocorrem devido à forte instabilidade atmosférica em conjunto com a presença de um cavado (área de convergência de ventos) sobre a região sul do Brasil.

 

 

Fonte e dados: Epagri/Ciram