Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Um concurso definiu os cinco melhores pratos do Festival de Botecos 2018 na noite desta quinta-feira (26/04/18). No pavilhão Eisenbahn Biergarten, do Parque Vila Germânica, seis jurados da imprensa e um da área técnica, avaliaram os petiscos utilizando critérios como criatividade, originalidade, qualidade e custo-benefício.
Para essa tarefa foram convidados Claus Jensen (OBlumenauense), Alexandre Gonçalves (Informe Blumenau), Juliana Deschamps (Jornal Metas), Adiana Krauss (NSC TV), Gisele Scopel (RICTV Record), Francisco Fresard (Santa) e Juliana Sa Holz (Senac). Um dos desafios aos botecos participantes, era que o prato custasse R$ 15.
Ao todo, dez estabelecimentos participaram desta edição. O prato campeão foi o Dadinho de Costela, elaborado pela Bull Hamburgueria, que recebeu um prêmio de R$ 2.500. Maurício Demarchi, é proprietário do estabelecimento e comentou que todos os anos elabora pratos novos baseado na temática do Boteco. “Procuro fazer algo diferente e inovador. Me baseio em um prato tradicional, o reinvento e avalio como poderia ser servido em um boteco. O festival é um excelente lugar para estar com os amigos e conhecer propostas gastronômicas diferentes.”, comentou.
Já o segundo colocado no concurso foi o Pão Nosso, feito pela Bierland, seguido pelas Tiras de Schnitzel à Panê, do Bier Vila, do Bolinho de Feijoada recheado com Couve e Bacon, do Boteco São Jorge, e do Pirulito de Tilápia, do Das Bier Haus. Os vencedores receberão um totem de identificação em seus pontos de venda no Festival, e terão seus pratos divulgados nas redes sociais oficiais do evento.
Os pratos que ficaram nas primeiras colocações foram elaborados ou tiveram a parceria de Diogo Reif, da Gasthof Gastronomia e Eventos. “Eu gosto do festival porque resgata um pouco essa tradição do boteco. Quando me sento para elaborar novos pratos com o Maurício, temos várias ideias e nos divertimos muito no processo de criação. Aí oferecemos aos amigos, pedimos a opinião, inventamos alguns nomes e de vez quando dá certo. Eu participo do festival desde o início e acho que cada ano evolui”, conclui Diogo.
Develon da Rocha, diretor da Sol Eventos, organizadora do Festival, recordou que o evento nasceu durante uma brincadeira em um papo de boteco. “Na época comentei: será que o alemão de Blumenau irá para o pavilhão às 18h30min ou 19h? E surpreendeu. A cada ano nos esforçamos para melhorar e trazer novidades. O concurso por exemplo, demonstrou hoje a preocupação dos estabelecimentos em inovar na qualidade da gastronomia. Essa sempre foi uma grande preocupação minha, até para diferenciar o evento e tirar daquela linha só típica alemã. Fazer o visitante se sentir no ambiente do boteco, é o que considero um dos grandes acertos do festival”.
A 7ª edição do Festival de Botecos acontecerá de 17 a 19 de maio, na Vila Germânica, em Blumenau. Nesta edição, serão mais de 20 estabelecimentos, que oferecerão ao público a famosa gastronomia de boteco, além das cervejas artesanais. Este ano, no sábado, o evento inicia mais cedo, às 17h. Já nos outros dias o horário permanece o mesmo, das 19h à 1h.
Uma das novidades dessa edição, será a apresentação de grupos de dança no intervalo das bandas. Também haverá horário estendido no sábado e a participação de botecos de outros municípios, deixando o evento menos local e mais estadual.