terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioEventosDadinho de Costela, foi escolhido como o melhor prato do concurso do...

Dadinho de Costela, foi escolhido como o melhor prato do concurso do Festival de Botecos

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Um concurso definiu os cinco melhores pratos do Festival de Botecos 2018 na noite desta quinta-feira (26/04/18). No pavilhão Eisenbahn Biergarten, do Parque Vila Germânica, seis jurados da imprensa e um da área técnica, avaliaram os petiscos utilizando critérios como criatividade, originalidade, qualidade e custo-benefício.

Para essa tarefa foram convidados Claus Jensen (OBlumenauense), Alexandre Gonçalves (Informe Blumenau), Juliana Deschamps (Jornal Metas), Adiana Krauss (NSC TV), Gisele Scopel (RICTV Record), Francisco Fresard (Santa) e Juliana Sa Holz (Senac). Um dos desafios aos botecos participantes, era que o prato custasse R$ 15.

 

Dadinho de Costela – dadinho de costela com queijo provolone, molho de geleia de abacaxi com pimenta.

 

Ao todo, dez estabelecimentos participaram desta edição. O prato campeão foi o Dadinho de Costela, elaborado pela Bull Hamburgueria, que recebeu um prêmio de R$ 2.500. Maurício Demarchi, é proprietário do estabelecimento e comentou que todos os anos elabora pratos novos baseado na temática do Boteco. “Procuro fazer algo diferente e inovador. Me baseio em um prato tradicional, o reinvento e avalio como poderia ser servido em um boteco. O festival é um excelente lugar para estar com os amigos e conhecer propostas gastronômicas diferentes.”, comentou.

 

Pão Nosso – Mini pão francês cortado ao meio, recheado com pulled pork e salada coleslaw

 

Já o segundo colocado no concurso foi o Pão Nosso, feito pela Bierland, seguido pelas Tiras de Schnitzel à Panê, do Bier Vila, do Bolinho de Feijoada recheado com Couve e Bacon, do Boteco São Jorge, e do Pirulito de Tilápia, do Das Bier Haus. Os vencedores receberão um totem de identificação em seus pontos de venda no Festival, e terão seus pratos divulgados nas redes sociais oficiais do evento.

 

Devlon Rocha (Sol Eventos), Maurício Demarchi (Bull Hamburgueria) e Diogo Reif (Gasthof Gastronomia e Eventos)

 

Os pratos que ficaram nas primeiras colocações foram elaborados ou tiveram a parceria de Diogo Reif, da Gasthof Gastronomia e Eventos. “Eu gosto do festival porque resgata um pouco essa tradição do boteco. Quando me sento para elaborar novos pratos com o Maurício, temos várias ideias e nos divertimos muito no processo de criação. Aí oferecemos aos amigos, pedimos a opinião, inventamos alguns nomes e de vez quando dá certo. Eu participo do festival desde o início e acho que cada ano evolui”, conclui Diogo.

 

 

Develon da Rocha, diretor da Sol Eventos, organizadora do Festival,  recordou que o evento nasceu durante uma brincadeira em um papo de boteco. “Na época comentei: será que o alemão de Blumenau irá para o pavilhão às 18h30min ou 19h? E surpreendeu. A cada ano nos esforçamos para melhorar e trazer novidades. O concurso por exemplo, demonstrou hoje a preocupação dos estabelecimentos em inovar na qualidade da gastronomia. Essa sempre foi uma grande preocupação minha, até para diferenciar o evento e tirar daquela linha só típica alemã. Fazer o visitante se sentir no ambiente do boteco, é o que considero um dos grandes acertos do festival”.

A 7ª edição do Festival de Botecos acontecerá de 17 a 19 de maio, na Vila Germânica, em Blumenau. Nesta edição, serão mais de 20 estabelecimentos, que oferecerão ao público a famosa gastronomia de boteco, além das cervejas artesanais. Este ano, no sábado, o evento inicia mais cedo, às 17h. Já nos outros dias o horário permanece o mesmo, das 19h à 1h.

Uma das novidades dessa edição, será a apresentação de grupos de dança no intervalo das bandas. Também haverá horário estendido no sábado e a participação de botecos de outros municípios, deixando o evento menos local e mais estadual.

 

Tiras de Schnitzel à panê – lombo suíno martelado e empanado com parmesão e acompanhado de molho especial.

 

Bolinho de Feijoada recheado com Couve e Bacon – Feijoada tradicional, couve e bacon. Temperada com carinho e borogodó de boteco.

 

 

Pirulito de Tilápia – pirulito de tilápia empanado com bacon, servido com molho especial.

 

Bret Wurst – Bretzel artesanal (sem conservante) polvilhado com sal de bretzel, acompanhado de salsicha bock, pepinos. molho de mostarda escura e ketchup de goiabada artesanal (sem conservante)

 

Tri Loggia de Pastel Bombom – costelinha barbecue, carne de panela, carne seca com mussarela e tomate seco.

 

Beer Tilápia – iscas de tilápia empanadas em massa com cerveja. Acompanha pão caseiro e maionese caseira.

 

Bolinhos do BK – almôndegas, batatas rústicas, alface e fatias de baguete ao queijo fundido.

 

Baguete Brisket – Baguete Brisket com molho de alho e cebola caramelizada

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS