quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralCurso de Farmácia faz campanha de coleta de medicamentos

Curso de Farmácia faz campanha de coleta de medicamentos

medicamentos 02

Acadêmicos do curso de Farmácia da FURB estarão participando neste sábado (31/5) de uma ação de reforço para a campanha de coleta de medicamentos em Blumenau. A iniciativa, que mobiliza um total de 10 alunos do primeiro semestre do curso, é organizada juntamente com profissionais da Associação de Senhoras de Rotarianos (Casa da Amizade) e da Farmácia Solidária, e estará presente em cinco semáforos da cidade, das 8h às 12h.

Na ação, os voluntários distribuirão informativos sobre a importância do recolhimento de medicamentos vencidos ou sobras de tratamento, visando evitar a intoxicação por automedicação e a contaminação do meio ambiente por conta do descarte inadequado dos remédios. A campanha é promovida pela Secretaria da Saúde (Semus) em convênio com a Casa da Amizade.

Para a professora e coordenadora do curso de Farmácia da Instituição, Nevoni Goretti Damo, uma iniciativa deste porte “é importante também para colocar o acadêmico já em contato com a realidade da profissão, sobretudo no que diz respeito às orientações sobre armazenagem e os perigos da automedicação, que causa tantos problemas na saúde publica no Brasil”.

Desde 2009, já foram recolhidos em Blumenau mais de 10 mil toneladas de remédios vencidos ou descontinuados de tratamentos (sobra). O descarte pode ser feito nas caixas coletoras instaladas nos postos de saúde, Ambulatórios Gerais (AGs) e na sede da Farmácia Solidária, localizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente a Policlínica.

via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka/André Luiz Bonomini/Estagiário

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS