Cúpula da segurança de SC reuniu-se em Blumenau nesta terça-feira (13)

 

Texto: Claus Jensen | Cobertura: Marlise Cardoso Jensen

A cúpula da segurança de SC estava reunida em Blumenau às 18h desta terça-feira (13/12/16), para inaugurar a sétima unidade da GAECO do Estado. Instalada em uma casa na Rua Jaraguá, nº 180, bairro da Velha, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina; Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal; além da Secretaria Estadual da Fazenda.

 

Secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba

 

Segundo o Ministério Público catarinense, Santa Catarina é o Estado que tem mais unidades da GAECO instaladas no país, somando sete. Quando a colaboradora Marlise Cardoso Jensen, comentou isso com o Secretário de Segurança Pública César Augusto Grubba, ele disse “Vou lhe confessar que soube através de você, achei que fosse São Paulo e Rio de Janeiro. Mas vejo com muita satisfação esse número, significa que há um grande entrosamento, com muitas pessoas envolvidas das polícias militar e civil e ministério público, além de outros organismos institucionais envolvidos e a secretaria de segurança pública de SC”. Durante seu discurso citou o trabalho de multi-agência que envolverá além dos órgãos que compõem a GAECO,  participação dos magistrados, para trabalharem juntos em determinada ação, integrando as forças.

 

 

O promotor público Odair Tramontin, será responsável pela coordenação da GAECO em Blumenau. Ele acredita que essa união das polícias civil e militar, com a coordenação do Ministério Público de SC, traz uma soma muito importante no combate a criminalidade, principalmente a mais sofisticada.

 

Promotor Público e coordenador da GAECO em Blumenau, Odair Tramontin

 

“Eu acredito na força do Estado e da União. Me sinto muito realizado e feliz, sobretudo por tantas pessoas importantes que vieram aqui marcar sua presença. A sociedade blumenauense compareceu em peso me prestigiar e eu prometo retribuir com empenho e trabalho” comenta prometendo o melhor de si neste desafio. “Eu não gosto de visto pela metade, me organizo e compartilho com as pessoas que estão a minha volta para trazer os resultados que sociedade espera e certamente vocês [imprensa] terão conhecimento” ressalta.

Durante todo evento, o promotor e agora coordenador da Gaeco, estava acompanhado de sua esposa e dois filhos, de 9 e 10 anos de idade. “Lá em casa nós vivenciamos e transpiramos direito. Minha mulher é promotora de justiça e por conta disso, meus filhos já tem conhecimento da vida jurídica do país e são minha fortaleza. Passei dos 50 anos, com quase 30 de serviço público, e sinto a necessidade de que a gente crie um modelo de atuação para enxergar as coisas erradas, combatendo os maus feitos. Essa é minha motivação para desafios como esse que assumo hoje”, finaliza Tramontin.

 

Procurador-Geral de Justiça de SC, Sandro José Neis

 

O Procurador-Geral de Justiça de SC, Sandro José Neis, destacou a importância desse dia para a segurança pública de toda região. Após cumprimentar as autoridades presentes, disse que tem três motivos em especial para registrar o momento na sua vida. Primeiro por estar retornando à Blumenau, onde tem grandes amigos e foi promotor da infância e justiça por um bom período. Na época o problema mais grave que aconteceu foi um assalto a taxista envolvendo dois adultos e um adolescente.

A segunda razão é o fato do amigo pessoal Odair Tramontin assumir a coordenação, um convite aceito com a satisfação visível em seu sorriso, e principalmente por ser um profissional referência na área. A terceira, é a instalação dessa unidade no município.

“As instalações não são pomposas, mas elas tem o que está faltando hoje no Brasil: a cooperação e parceria. Esse ano deve ser registrado para servir de reflexão no futuro sobre o que está acontecendo. O país está afundando e Santa Catarina não é uma ilha no meio disso, mesmo assim continua crescendo. Nesse momento não surge no Brasil um líder capaz de unir a sociedade em busca de um mesmo ideal ético. O que estamos vendo, é o revanchismo de setores que não estavam acostumados a serem demandados pelo ministério público”, destaca Neis em seu discurso na solenidade.

Entre as autoridades municipais, estavam o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes; o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrant; o vereador eleito Ricardo Alba (que é oficial de justiça), o comandante do 10º BPM, Ten Cel Jefferson Schmidt; Delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti; Delegado de Polícia Civil Bruno Effori, Coordenador da Central de Polícia e da Divisão de Investigação Criminal; entre outros. O prefeito ressaltou a importância da instalação da GAECO como forma de defender a garantia da liberdade e segurança de cada pessoa.

 

 

“Me permite secretário Sérgio Grubba e comandante Paulo Henrique (PM/SC), aproveitando o ensejo do momento [..] para dizer que Blumenau como outras cidades tem sentido o incremento da criminalidade. […] Preciso verbalizar isso como um sentimento da cidade, que clama por um equilíbrio nas suas forças policiais [,,,] apesar dos esforços do governo estadual, mas fica mais uma vez o apelo da comunidade […] para que nas próximas formações (policiais), Blumenau possa ser contemplada com justiça e proporcionalidade”, finaliza Napoleão.

Entre as autoridades estaduais, além das citadas, estavam o Comandante Geral da Polícia Militar de SC, Coronel Paulo Henrique Hemm; Procurador Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fábio de Souza Trajano; Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, coordenador geral da GAECO de SC em exercício; e o  Promotor de Justiça e coordenador das promotorias de Blumenau, Rodrigo Cunha Amorim.