segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEventosCulinária alemã é tema de obra lançada em Blumenau

Culinária alemã é tema de obra lançada em Blumenau

 

Por Débora Ferreira

A gastronomia alemã é cheia de sabores e histórias e algumas delas foram desvendadas na obra Culinária Alemã do Vale do Itajaí, que será lançada no dia 14 de março, às 20h, na Livrarias Catarinense do Shopping Neumarkt, em Blumenau. O livro traz cem receitas da família de um dos autores, Artur Ellinger, descendente de imigrantes alemães. Entre as sugestões estão sopas, molhos e carnes, massas, conservas, sobremesas, bolos, além das famosas cucas e do clássico apfelstrudel.

A ideia da obra veio após cair em suas mãos um livro de receitas de seus avós paternos. Era um livro escrito em alemão gótico com receitas que deliciaram a família por várias gerações. “Como tenho o hábito de cozinhar e sempre me interessei em conhecer mais sobre as minhas origens, resolvi pesquisar a língua, decifrar a escrita e traduzir as receitas e o espírito do livro”, conta Artur.

Entre as descobertas do autor está a de que o sagu de vinho, encontrado em praticamente todos os restaurantes de Blumenau, era uma das sobremesas mais apreciadas na Alemanha antiga. “Com este livro queremos eu outras pessoas, mesmo as leigas em culinária, tenham a oportunidade de refazer, com precisão, os sabores característicos da cultura alemã”, explica Hellamari Hohl.

Lançamento e sessão de autógrafos do livro Culinária Alemã do Vale do Itajaí (250 págs), de Artur Ellinger e Hellamari Hohl
Data: Quarta-feira (14/03/17) às 20h
Local: Livrarias Catarinense do Shopping Neumarkt
Valor: R$ 60 (livro)

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS