Cuidado com mensagens falsas de monitoramento de pacientes com Covid-19 por Whatsapp

 

 

 

Link falso

 

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretária de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), foi informada nesta segunda-feira, dia 25, de que pessoas da cidade estariam recebendo mensagens por meio do aplicativo Whatsapp sobre o monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus na cidade. A Semus não realiza monitoramento de pacientes com Coronvirus por meio do Whatsapp.

A mensagem recebida teria a seguinte mensagem: “Voce esta sendo monitorado por ser suspeito ou confirmado com CORONA acesse www.blumenau.sc.gov.br/monitoracovid para maiores informaoes.” (sic)

O site informado na mensagem não é mais da Prefeitura de Blumenau e parece ter sido invadido. A Semus esclarece que no início da pandemia e da criação das plataformas online foi utilizado um modelo gratuito de site, com direcionamento, mas que não está mais ativo. Atualmente, o site com as informações oficiais já está incorporado no domínio da Prefeitura clicando aqui.

Esclarece ainda que o monitoramento de pacientes com casos confirmados da Covid-19 ou que aguardam resultado de exame, é realizado por meio de ligação telefônica, na qual são questionadas informações sobre o estado de saúde da pessoa e há identificação do profissional de saúde. O primeiro contato da Prefeitura por meio do celular é feito por mensagem (SMS), com o texto: “Você esta sendo monitorado por suspeição de infeção com CORONA vírus. Acesse blumenau.sc.gov.br/coronavirus/monitoramento/ para maiores informações.”

Já os demais contatos são realizados por notificações do tipo “push”, disparadas pelo aplicativo Pronto Mobile. Ao clicar na mensagem, o usuário será direcionado para o aplicativo oficial da Semus, que é o Pronto.