Agora são 644 casos positivos de Covid-19 em Blumenau, 18 novos

Foto: Júlio Pollhein | Arte: OBlumenauense

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein | Arte: OBlumenauense

 

Blumenau contabiliza um total de 644 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) desde que iniciou a pandemia, 18 pessoas a mais nas últimas 24h. A informação foi divulgada pelo prefeito Mário Hildebrandt, e pelo secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, na atualização desta segunda-feira (25/05/20).

Desse total, há 9 pacientes hospitalizados, cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. Entre os casos positivos, 300 estão em tratamento, dos quais 291 estão em estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Os casos recuperados na cidade já chegaram a 341. Eles já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas. Nenhum óbito registrado no último dia, continuam sendo três óbitos de pacientes com a Covid-19, duas mulheres e um homem. Havia a suspeita de outras duas pessoas que morreram estivessem com o vírus, mas os resultados dos exames deram negativo.

Durante todo o dia, o Setor 3 do Parque Vila Germânica, onde funciona a Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, foi procurado por 90 pessoas, das quais nenhuma foi encaminhada para o hospital. No local também foram realizadas 86 coletas para testagem rápida.

As estruturas de atendimento rápido para Covid-19 montadas em anexo aos sete ambulatórios gerais de Blumenau, foram procuradas por 77 pessoas, das quais 26 foram encaminhadas para testes rápidos na Vila Germânica.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Um total de 250 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 21 apresentaram sintomas gripais. Nesta segunda-feira foram vacinadas 860 pessoas contra a gripe influenza, que agora totaliza 74.637 imunizações.

Sistema Alô Saúde Blumenau registrou 32 atendimentos, que procurou orientações através do telefone 156 (opção 2) ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Foram realizados 62 atendimentos e encaminhadas 12 consultas por meio da telemedicina, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A Prefeitura de Blumenau reforça a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa, especialmente os idosos. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Confira a live que ocorreu por volta das 18h50