Cuidado com a paixão pelos negócios!

 

Por Filipe Luiz C. Machado | Consultor Empresarial

No artigo anterior, escrevi sobre aquela empresa que nasce de uma necessidade particular. E hoje quero focar naquela empresa que nasce pelo motivo errado.

Um dos motivos mais comuns para um negócio nascer é “a paixão e amor” que se tem por aquela área. Imagine alguém que ama pintar: seu sonho é ter um atelier ou se sustentar com suas artes. Ou ainda um jovem que ama praticar todo tipo de exercícios e crê que pode viver da Educação Física.

Não é errado abrir uma empresa por causa da paixão, mas é muito perigoso o imaginar de que a ela sustentará o negócio. Mark Cuban, renomado bilionário americano e membro do programa Shark Tank, recentemente disse que “é necessário avaliar onde você está colocando seu esforço e se isso vai dar retorno no futuro.”

O perigo da artista ou do jovem atleta é que com muita frequência eles se iludem com o que o mundo irá pensar sobre eles. Com frequência nos achamos muito mais capazes do que o cliente acha. Pense em quantas pequenas lojas em nossa cidade (em shoppings, ruas) abrem e fecham todo ano – e boa parte delas têm algo em comum: quem estava à frente do negócio, amava o que fazia. Só que o amor não paga boletos e não nos rende retorno no futuro.

Como consultor empresarial, encontro pessoas tão seduzidas por seu negócio, que à semelhança de alguém apaixonado, praticamente não enxergam que estão se equivocando em uma série de atitudes. Pessoas que amam ir trabalhar, mas que a cada mês estão com mais dívidas e menos clientes; empresários que dariam tudo para seu negócio decolar, mas ainda o tratam como sendo um conto romântico. O amor pelo negócio acaba sendo maior do que a rentabilidade dele.

No mundo dos negócios existe uma regra de ouro: jamais trate seu negócio como sendo uma paixão. Quantos relacionamentos acabam, somente porque os envolvidos nunca encararam os fatos de maneira fria e o tentaram resolver, não é mesmo?

E por isso, se você quer ter uma empresa de sucesso, a conduza de forma altamente profissional, com muito controle, conhecimento sério em administração e aí sim, use sua paixão para constantemente se animar e buscar melhor horizontes. A paixão é muito importante, mas não permita que ela seja maior do que os seus números.