Crises são oportunidades que podem gerar novos projetos

Comece na sua empresa antes que venha outra turbulência. "O feito é melhor que o perfeito". Confira a coluna de Moris Kohl, atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Por *Moris Kohl

A turbulência dos anos 2020 e 2021 estão mudando o comportamento das organizações pelo globo terrestre. Inúmeras crises ocasionadas pela pandemia do coronavírus trouxeram colapso na saúde pública e inevitavelmente atingiu o mercado financeiro, empresarial e nossos relacionamentos de trabalho, influenciando a sociedade e a família.

Sem falar dos danos graves e muitos irreversíveis que todos nós passamos ou ainda estamos vivendo. O foco deste artigo será em crises organizações como empresas, organizações sem fins lucrativos, governamentais

O que é?

Gestão de crises nas organizações é um trabalho preventivo para evitar a crise, um planejamento de ações pré-crise.

Crises existentes chamamos de gerenciamento de crise sendo um conjunto de procedimentos, mitigações, ações a serem adotadas diante da situação, procurando amenizar os impactos negativos, providenciando solucionar o mais rápido possível e gerando oportunidades de melhorias.

Tanto a gestão de crises como o gerenciamento de crises envolve estratégias de reavaliação das ações adotadas pela empresa e poderá gerar um novo posicionamento de mercado da marca ou organização, o cliente interno e externo estão em movimento, a empresa deverá se movimentar através de ferramentas atualizadas.

Por onde começar?

Inicia com um líder ou gestor capacitado com habilidades para em conjunto com a equipe elaborar um planejamento estratégico ou plano de ações quando a crise é existente.
Quero lembrar que as crises nas organizações podem ser percebidas antes de ocorrer ou forçadas ao máximo risco, quando a empresa tem um risco elevado de ter um acidente, reclamações, etc.

Um exemplo é na aviação que tem fator risco alto como acidente com seus aviões. As companhias aéreas têm um setor de risco para estas situações com assessoria de comunicação, procedimentos iniciais, atendimento às vítimas/parentes.

Quais vantagens?

Prevenir é melhor de remediar velho ditado que continua sendo bem aplicado neste caso.
Qual o tamanho/porte da empresa para criar isto?

Não existe porte, estrutura para iniciar os procedimentos básicos em comunicação, treinamento e tecnologia. Tem um ditado que diz: “o feito é melhor que o perfeito”. A empresa precisa ter um(a) responsável para esta implantação, acompanhamento, monitoração.

A gestão

O posicionamento do gestor é resolver o problema ou prevenir, minimizando ao máximo os fatores de prejuízo, gerando segurança, transparência e assertividade ao público interno e externo.

As habilidades necessárias

O gestor precisa ter as habilidades para resolver as crises, formar um time alinhado a um sentimento coletivo. Destaco algumas habilidades:

  • Comunicação;
  • Planejamento;
  • Resiliência;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança.

Para finalizar esta coluna, lembro uma frase que muitos gostam: “Crises são oportunidades!”. Mas acrescento lembrando de que crises podem pode gerar um projeto ou ainda mais crise.

Comece na sua empresa antes que venha outra turbulência, afinal “o que é feito” pode ser muito melhor do que “o perfeito”.

* Moris Kohl é gestor, professor, consultor empresarial e atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina. Ex Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, foi presidente do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Econômico da AMMVI. Sua experiência envolve trajetória em Instituições e Entidade Empresarial.