Por volta das 2h25min deste sábado (9/7/16), uma explosão na agência bancária da Viacredi na Rua Francisco Corrêa, bairro Testo Salto, matou um homem. Ele e outros dois tentaram roubar o caixa eletrônico, mas enquanto retiravam o dinheiro uma das dinamites explodiu.
Ao chegar no local, a Polícia Militar acessou as câmeras de videomonitoramento que identificaram as características físicas dos criminosos e o VW Gol utilizado no crime. Logo após iniciarem as buscas, os policiais encontraram o automóvel que era conduzido por um jovem de 19 anos, suspeito de participar do arrombamento.
O jovem detido acabou revelando o paradeiro dos outros dois comparsas, que estavam em um sítio de Pomerode, para onde se dirigiram as guarnições. No local foram encontrados um jovem de 26 anos, com ferimentos na mão onde perdeu dois dedos, além de outro masculino de 22 anos, com lesões no braço e pescoço. Além disso, também haviam dois revólveres (32 e 38 calibres) e dois coletes balísticos da Polícia Civil.
O SAMU foi acionado e prestou os primeiros socorros aos jovens feridos e detidos. Em seguida foram levados ao Hospital Santa Isabel acompanhados de policiais. Após receberem atendimento médico um deles foi conduzido à Central de Polícia Civil para os procedimentos legais.
O Instituto Geral de Perícias, Polícia Militar e Polícia Civil verificaram o prédio da agência bancária onde ocorreu a explosão, e encontraram uma dinamite não detonada. Por volta das 7h45min o pelotão anti-bombas do Batalhão e Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Florianópolis chegou em Blumenau para remover o explosivo. O Corpo de Bombeiros veio em seguida para fazer uma avaliação estrutural do prédio e concluiu que apenas a parte de baixo da construção foi atingida, sem danos maiores.
As próximas fotos são de Marcos Fernandez