Por Camila Tibes
As atividades na rotina da educação infantil buscam ensinar e estimular as crianças. É através dessa interação, relacionamento e informações recebidas que os pequenos passam a conhecer e aprender mais sobre o mundo em que vivem. Nessa hora, a criatividade pode ir longe e algumas atividades vêm para ajudar no desenvolvimento cognitivo.
No CDI Cachinhos de Ouro, de Gaspar (SC), as professoras encontraram uma maneira de envolver os alunos e pais em uma ação que busca levar esse trabalho além das portas do CDI. As turmas de alunos que têm entre quatro e cinco anos participam do projeto “Descobrindo as diferentes formas de criar jogos e brinquedos com potes de diversos tamanhos”.
“Durante as conversas em roda, na sala, explicamos que é possível construir brinquedos e jogos com potes de vários tamanhos, formas e cores. Comparamos tamanhos e medidas, separamos por cores e classificamos por formas. As crianças se divertem, aprendem e também repassam para a família, pois podem construir em casa”, comenta a professora Cecília Adriana do Nascimento Custódio, que está à frente do projeto junto com a professora Amny Kelly Cristini Bitencourt.
No projeto, os estudantes reutilizam potes e tampas de plástico de mantimentos, como iogurte, margarina, nata, entre outros. Para ir mais afundo e trazer ainda mais conhecimento para os pequenos construtores, no dia 26 de setembro, os cerca de 40 alunos, divididos em duas turmas, visitaram a fábrica da Plasvale, uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, para saber como é o processo de fabricação dos potes.
“Foi incrível poder mostrar nossos processos para eles, mesmo que alguns por vídeo, em função da idade dos pequenos. O trabalho realizado pelas professoras é muito criativo e para nós é um prazer fazer parte disso e trazer ainda mais conhecimento para as turmas do CDI Cachinhos de Ouro”, ressalta Camila Souza, do setor da Qualidade da Plasvale.
Ao longo do ano, as crianças já criaram brinquedos como carrinhos, bonecas, caminhões, bonecos (Pinóquio), jogo de números, entre outros. O projeto ainda prevê a apresentação dos resultados para os demais alunos e professores do CDI, com interações com as turmas do berçário. Onde as crianças de quatro a cinco anos irão ajudar os bebês a construírem chocalhos.