Crianças cultivam orquídeas em projeto de CEI do bairro Itoupava Central

Foto: Marcelo Martins

 

Por Aline Franzoi Santos Fleith, com fotos de Marcelo Martins | PMB

O Centro de Educação Infantil (CEI) Irmgard Zoschke encontrou uma maneira divertida de vivenciar com as crianças experiências de sustentabilidade. Desde o ano passado, a unidade do bairro Itoupava Central desenvolve um orquidário, onde as próprias crianças plantam e cuidam das mudas.

 

 

A proposta nasceu a partir do Programa de Educação Fiscal, desenvolvido no município pelas Secretarias Municipais de Educação e de Gestão Financeira. “Percebemos que a melhor forma de ensinar os pequenos a utilizar de maneira consciente os recursos ambientais seria promover um maior contato com a natureza”, explica o professor da Creche 3, Afrânio Cristian do Nascimento, idealizador do projeto.

 

 

“Para que as crianças tivessem esse contato direto com a terra e as plantas, a direção decidiu criar o orquidário”, completa a diretora Vanderleia Büschling Dias. A Associação de Pais e Professores ajudou no custeio da estrutura. Já as mudas, carvão e cascalhos foram doados pelas famílias.

 

 

Uma vez por semana, uma turma vai ao local para cultivar as flores. Geralmente, são crianças de dois a seis anos que compartilham ações como regar, limpar e replantar as mudas. Os bebês acompanham as ações para contemplar e se encantar com as plantas.

 

 

Ao todo, são dez espécies de orquídeas presentes na unidade localizada na Rua Erich Belz, nº 161, bairro Itoupava Central. No segundo semestre, o CEI realiza a Feira das Famílias e nesta ocasião as mudas são comercializadas. Os recursos são aplicados em melhorias no orquidário.