Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]
De acordo com dados da Praça do Empreendedor, é possível perceber que cada vez mais pessoas estão procurando iniciar um novo negócio em Blumenau. O registro de Microempreendedores Individuais (MEI) cresceu 5,5% nos três primeiros meses de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. De 2015 para 2016, o aumento foi de apenas 2%.
De acordo com o gerente de Apoio ao Empreendedor, Anderson Schroder, o setor com maior demanda é o de prestação de serviços, que inclui confecções, facções, pedreiros, diaristas, jardineiros, auxiliares administrativos, entre muitos outros profissionais. Dos fatores que contribuem para este aumento, Schroder aponta também a crise econômica, já que diante do desemprego, o MEI surge como alternativa de renda, possibilitando a muitos empreendedores a abertura do próprio negócio.
A necessidade de formalizar seu negócio para ampliar o atendimento é outra causa. Cada vez mais os clientes têm exigido a emissão de nota fiscal aos prestadores de serviço, o que tem feito com que os empreendedores individuais procurem obter o registro.
Ainda segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, há outro fator a ser considerado: a ampliação ou complementação da renda. “No Brasil existem muitos profissionais já empregados que estão buscando renda complementar, ou mesmo por iniciativa própria empreendendo em uma segunda carreira. Essa é uma tendência das gerações Y e Z, que também contribui para o aumento nos índices de MEI”, conclui.
Sobre o MEI
Por meio da Lei Complementar 128/2008, o governo federal criou mecanismos para a formalização do Microempreendedor Individual, que são os profissionais autônomos, que atuam por conta própria, com renda anual inferior a R$60 mil. Esse empreendedor pode ter no máximo um colaborador, ser optante pelo Simples Nacional e suas atividades devem se enquadrar nas funções previstas pela legislação.
Entre os benefícios de ser um MEI estão a redução da carga tributária, acesso a serviços bancários como microcréditos e financiamentos e cobertura da previdência social.
Sobre a Praça do Empreendedor
A Praça do Empreendedor foi implantada em junho de 2015, com a função de agilizar a abertura de empresas do município, centralizando e integrando serviços e diminuindo assim a burocracia. Desde que iniciou suas atividades, já realizou mais de 60 mil atendimentos em Blumenau. A unidade administrativa atende das 10h às 19h, no Shopping Park Europeu, localizado a Rodovia Paul Fritz Kuehnrich, 1.600, bairro Itoupava Norte.