domingo, 19 setembro 2021
InícioSaúdeCoronavírusCovid-19: Blumenau reabre agendamento de vacinas para idosos com 75 anos ou...

Covid-19: Blumenau reabre agendamento de vacinas para idosos com 75 anos ou mais

Doses fazem parte do mutirão de vacinação anunciado pelo Governo de Santa Catarina.

Nesta sexta-feira (19/03/21), Blumenau recebeu novas doses e reabriu o agendamento da vacina contra o Coronavírus para idosos com 75 anos ou mais. Cerca de 2,2 mil doses foram encaminhadas pelo Estado com destinação exclusiva para atender essa faixa etária. A vacinação desse público, mediante agendamento, vai acontecer no sábado e domingo, dias 20 e 21, quando o horário de atendimento do Setor 1 do Parque Vila Germânica será ampliado, das 8h às 22h.

O agendamento da vacina pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que terá horário ampliado até às 22h para garantir o atendimento das agendas de vacina. O aplicativo Pronto Mobile passa por uma atualização de versão e não estará disponível neste agendamento.

Serão vacinadas somente pessoas com agendamento, – que pode ser feito por um familiar ou responsável pelo idoso, mas vale ressaltar que o número de vacinas disponível é limitado. Havendo fim da disponibilidade das doses, uma nova data será disponibilizada assim que o município receber nova remessa. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

A expectativa é de que, com essa nova remessa, a cobertura vacinal para o público entre 75 e 79 anos chegue a 100% em Blumenau. De acordo com a previsão do Ministério da Saúde, de disponibilizar mais doses para os municípios, novos públicos devem ser contemplados nas próximas semanas.

Vacinação de pessoas acamadas

Pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas e não conseguem se locomover também podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2). As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa. Equipes das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão fazendo um trabalho de busca ativa para identificar e agendar a aplicação da vacina neste público.

Central de Vacinação terá estrutura reforçada

Além de ampliar o horário de atendimento no sábado e domingo (20 e 21), a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) também vai reforçar a estrutura da Central de Vacinação. A secretaria vai colocar mais profissionais na recepção e vai aumentar para nove, o número de equipes aplicando as vacinas. Com isso, a capacidade de aplicação das vacinas será de até 1.800 por dia, no fim de semana. Já considerando as doses que foram agendadas na última quinta-feira, dia 18.

Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS