Segundo dados do Seterb, entre segunda e sexta-feira, são realizadas cerca de 100 viagens por dia na Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, nas três linhas municipais do transporte coletivo, além dos ônibus intermunicipais. Em horários de pico, as filas causam um atraso médio de 20 minutos, problema que a implantação do corredor exclusivo dos ônibus pretende resolver.
O trecho da obra fica entre as ruas Pedro Krauss Sênior e 15 de Novembro, ligando as regiões Leste e Sul do município. Muitos reclamaram por causa perda das 55 vagas de estacionamento para carros e mais 30 para motos. No trecho existem muitos comércios e serviços ligados à saúde, em função do Hospital Santo Antônio. Muitas pessoas que se deslocam à unidade hospitalar, estacionam seus veículos na via.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) alega que a obra irá beneficiar mais de 2.500 passageiros do transporte coletivo, que passam diariamente pela Rua Itajaí. “A comunidade precisa entender que a prioridade entre os modais para o poder público deve ser para o transporte coletivo. Além do mais, os motoristas poderão em breve usar as pistas duplicadas da República Argentina, que está em fase final de obras, como rota”, salienta o diretor de Obras Conveniadas, Gustavo de Oliveira.
A etapa de sinalização horizontal e vertical iniciou na semana passada e deve se estender ao longo do mês de fevereiro. Em sua totalidade, a obra contempla passeios desde o início da via até o Complexo Esportivo do Sesi, ciclovia e revitalização de duas praças, etapas já concluídas. O investimento é de R$ 1.138.037,75, recursos financiados pela Prefeitura de Blumenau junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do PAC 2.