sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaTempo instável, com céu nublado, algumas aberturas de sol e chance de...

Tempo instável, com céu nublado, algumas aberturas de sol e chance de chuvisco em Blumenau

Foto: Michele Lamin

 

A circulação marítima e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios da atmosfera deixam o tempo instável em Blumenau nesta segunda-feira (4/02/19). No decorrer do dia, céu nublado, com algumas aberturas de sol e condição para chuvisco isolado entre a tarde e a noite.

A maior cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura e a máxima varia entre 26 e 28°C à tarde. Neste momento (8h22min), faz 20,7°C com sensação térmica de 18,5°C A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 1h, quando fez 19,8°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,79 m e a umidade relativa do ar em 91,9%. Vento fraco a moderado soprando preferencialmente de sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Céu parcialmente nublado, alternando com aberturas sol. No Oeste e Meio Oeste, o sol aparece no decorrer da tarde. Mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chuviscos isolados no início e fim do dia, devido à umidade que chega do mar (circulação marítima). Temperatura amena em relação aos dias anteriores, com vento sudeste, fraco a moderado com rajadas, e um sistema de alta pressão.

 

Terça-feira (5)

Blumenau – O deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí e um cavado em níveis médios da atmosfera seguem influenciando as condições do tempo na cidade. Ao longo do dia, presença e variação de nebulosidade, poucas e curtas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada entre a tarde e a noite. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 27 e 29°C. Vento fraco a moderado soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – Mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chuviscos isolados no início e fim do dia, devido à umidade que chega do mar (circulação marítima). Temperatura amena em relação aos dias anteriores, com vento de sudeste a nordeste (do Oeste ao Planalto), e de sudeste no Litoral, fraco a moderado com rajadas. Sistema de alta pressão.

 

Quinta-feira (6)

Blumenau – A circulação marítima perde intensidade, favorecendo períodos de abertura de sol mais prolongados. A temperatura se eleva em relação aos dias anteriores e faz calor à tarde. No início da manhã, mínima oscilando entre 19 e 21°C. Já à tarde, máxima variando entre 29 e 31°C. Vento fraco de oeste, passando a sudeste ao final do dia.

Santa Catarina – Sol entre poucas nuvens no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No Planalto Norte, mais nuvens no início do dia. Na Grande Florianópolis ao Norte. Chuviscos isolados no início e final do dia e temperatura alta, principalmente no Oeste e Litoral Sul. Vento sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e com variações de leste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (7)

Blumenau – Predomínio de sol entre nuvens durante a manhã e tarde. Haverá condição para pancadas isoladas de chuva entre tardes e noites devido ao aquecimento superficial e à propagação de cavados em níveis baixos da atmosfera. As mínimas variam entre 21 e 23°C no início da manhã. O calor ganha intensidade e as máximas ficam mais elevadas em relação aos dias anteriores, oscilando entre 32 e 34°C.

Santa Catarina – No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, predomina o sol entre poucas nuvens, enquanto no Planalto Norte e Grande Florianópolis, elas aumentam no início do dia. Chuviscos isolados no início e final do dia, com temperatura alta, principalmente no Oeste e Litoral Sul. O vento sopra do sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de leste nas demais regiões, com intensidades de fracas a moderadas.

 

Tendência para SC, entre 9 e 18 de fevereiro de 2019

A partir do dia 10, retorna a condição de chuva, pouco significativa e sobretudo em forma de pancadas isoladas, associadas ao calor da tarde, típicas de verão. Na mesma data a temperatura fica mais alta, mas nos demais dias entre varia com períodos quando estará também mais amena.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS