Corpos de duas mulheres foram encontradas em Presidente Getúlio nesta segunda (21)

O número total de vítimas do temporal no Alto Vale do Itajaí aumentou para 19.

Fotos: Bombeiros Militares de SC

As buscas pelos corpos de desaparecidos terminaram esta manhã de segunda-feira (21/12/20) com a localização de duas mulheres em Presidente Getúlio (SC). As vítimas foram encontradas pelos Bombeiros Voluntários em Militares, uma delas na Rua Carlos Laemle. Elas devem ser identificadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

Agora o número total de mortos na enxurrada que assolou três cidades do Vale do Itajaí aumentou para 19. Em Rio do Sul foram encontrados dois corpos, em Ibirama um, e o resto em Presidente Getúlio.

No período da manhã, uma equipe de 18 Bombeiros Voluntários e um cão concentraram a maior parte do trabalho de buscas na localidade de Nova Tamanduá, onde ocorreram muitos deslizamentos de terra e eucaliptos, além de lagoas serem verificadas. Os moradores da área superior desta localidade foram evacuados para sua segurança.

Durante a manhã de domingo (20), a equipe de voluntários do Grupo Especialista em Resgate e Salvamento (Gerar), de Jaraguá do Sul, localizou o corpo de Lucilla Erhardt Sehnem. Uma máquina para revirar os escombros foi necessária para resgatar a vítima fatal. Durante a tarde, foi localizado o corpo de Alice Kloth, de 78 anos, que era natural de Trombudo Central (SC), também no Alto Vale.

A partir de terça-feira (22), duas turmas de alunos do Curso de Formação de Sargentos irão para a cidade mais atingida. Serão 56 bombeiros militares a mais, que partirão do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. A primeira turma, com 28 irá amanhã e retornará no dia 24 e a segunda turma entre os dias 25 e 27.

Até o momento, cerca de 50 bombeiros militares já estão envolvidos na operação, que conta com apoio de diversos batalhões catarinenses. Todos os cinotécnicos – bombeiros militares formados no curso para atuação com cães – além das equipes de salvamento em áreas deslizadas, que foram empregados nesta missão, possuem experiência de trabalho em Brumadinho, o que auxilia na busca por vítimas.

A identificação dos corpos estava sendo feita pela digital, coletada pelos papiloscopistas e eles fazem em seguida o confronto digital. O IGP está fazendo atendimento aos familiares no ginásio de Esportes Pereirão, com o apoio da Secretaria de Saúde do Município, através de psicólogos e assistentes sociais.

Foram mobilizadas equipes do IGP de Florianópolis, Rio do Sul, Blumenau, Lages, Curitibanos e Jaraguá do Sul. Entre os profissionais envolvidos na ação estão: Médicos Legistas, Auxiliares de Medicina Legal, auxiliares criminalísticos, peritos criminais, papiloscopistas e ainda servidores do setor de antropologia para o reconhecimento dos corpos.

Confira as imagens gravadas neste domingo (20) pelos Bombeiros Voluntários.

 

 

Vítimas identificadas até o momento pelo Instituto Geral de Perícias:

1 – Pâmela Tais Miranda, 19 anos, natural de Blumenau.
2 – Francieli Hamm Wiese, 34 anos, natural de Ituporanga.
3 – Uma criança (Conforme o Art. 143 do ECA não foi divulgada a identificação e nem demais dados de crianças)
4 – Vera Kloth, 48 anos, natural de Presidente Getúlio
5 – Alexia Correa do Nascimento, 19 anos, natural de Brusque
6 – Daniel Wiese, 44 anos, natural de Presidente Getúlio
7 – Dieter Wiese, 50 anos, natural de Presidente Getúlio
8 – Elsa Hilma Wiese, 82 anos, natural de Presidente Getúlio
9 – Lourdes Sehnem, 57 anos, natural de Presidente Getúlio
10 – Lino Leopoldo Sehnem, 89 anos, natural de Imaruí
11 – Andrei Rangel Bozan, 28 anos, natural de Presidente Getúlio
12- José Scaravonatto, 44 anos, natural de Rodeio Bonito (RS), localizado em Ibirama.
13 – Bruna Ruseler Bozan, 27 anos, natural de Presidente Getúlio, localizada em Presidente Getúlio.
14 – Aldo Cava, 67 anos, natural de Rio do Sul, localizado em Rio do Sul.
15 – Eduvina Vicentin, 79 anos, natural de Rio do Sul, vítima localizada em Rio do Sul.
16 – Lucilla Erhardt Sehnem, 83 anos, natural de Imaruí (SC), localizada em Presidente Getúlio.
17 – Alice Kloth, 78 anos, natural de Trombudo Central, localizada em Presidente Getúlio.