Corpo de Bombeiros Militar alerta para o risco em acessar costões nas praias

Armacao_Florianopolis_costao_01

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom | Praia de Armação / Florianópolis

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta as pessoas que visitam os costões das praias catarinenses para o risco de acidentes como quedas e afogamentos. “As vítimas, geralmente, são turistas e não moram no Litoral. Eles se encantam com a paisagem das costas e não sabem que podem estar em perigo”, destacou o capitão do 1º BBM, George Ferreira.

Para Ferreira, o grande problema é quando as pessoas tentam fazer fotos nos costões e são surpreendidas por ondas. “Na busca de uma foto legal e mais próximo da água, as pessoas se acidentam. Elas podem cair ao caminhar pelos costões, encontrar alguma pedra escorregadia ou ser atingida por uma onda mais forte”, afirmou.

 

Armacao_Florianopolis_costao_02

 

Ferreira orienta que se busque informações nos postos de salva vidas para saber qual o melhor e mais seguro ponto para acesso aos costões. “O ideal é procurar o posto mais próximo assim que chegar a praia e se informar do melhor local para se banhar e para caminhar. O ideal é não acessar os costões, mas se fizer, tem que tomar muito cuidado e conhecer os riscos”, concluiu.

Os pontos mais visitados e que apresentam risco estão em Florianópolis. Ferreira cita como exemplo as praias da Joaquina, Mole, Galeta, Santinho, Brava e Ingleses, situadas ao Norte da Ilha. Já no Sul, a praia da Armação e do Matadeiro também pode apresentar pontos de riscos a moradores e turistas.

Fonte: SECOM/SC