Coro misto comemorou 50 anos no Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau

No concerto que aconteceu em novembro, não faltaram histórias, boas lembranças, emoção e música de qualidade.

Foto: José Cadore

A história do Coro Misto do Centro Cultural 25 de julho Blumenau, começou em outubro de 1972, com o maestro e compositor alemão Heinz Geyer. O trabalho no coro masculino, Liederkranz, já estava consolidado, e um novo grupo, que incluía vozes femininas, acabou se concretizando naquele ano com o apoio da diretoria do clube.

A estreia foi no Concerto de Natal do mesmo ano. Em 1973, o coro participou do 3° Encontro Internacional de Cantores, organizado na sede do próprio 25 de Julho de Blumenau.

Os integrantes do coro também organizam todos os anos o Oktober Kaffe, com delícias da culinária alemã que eles trazem e são vendidas para arrecadar fundos. Esse é apenas um resumo muito rápido de uma história e esforço para manter vivo o canto de coral e com qualidade na cidade.

Além de Manfredo Bubeck, já estiveram à frente do grupo Acácio Santana, Werner Arnold, Sérgio Westrupp, José Carlos Oechsler, Michele Guckert e Juliana Furlani de Azevedo. O maestro, professor e músico Roberto Rossbach está com a missão de continuar esse belo trabalho. Há um mês, no dia 12 de novembro, ele preparou um repertório para um concerto que marcou o cinquentenário.

O grupo não tinha um nome oficial, apenas o genérico coro misto. Então foram sugeridos nomes, aberta uma votação e “Stimmen des Herzens” ganhou. Nada melhor para externar a sensação de cantar e passar essa emoção, afinal em alemão significa “vozes do coração”. Essa mudança aconteceu em 2016, período em que Juliana foi a maestrina do coro.

Foto: José Cadore

O concerto “Uma História” do dia 12 de novembro marcou alguns momentos dessa trajetória. As obras musicais apresentadas mostraram a flexibilidade do grupo, que interpretou desde canções populares e eruditas alemãs, bem como as que fizeram parte da vida de todos nós brasileiros, seja ou não de origem germânica. A pesquisa e todo trabalho musical foi preparado pelo maestro Roberto Rossbach, que já mantinha uma relação com o grupo.

Foto: José Cadore

Um dos destaques, é a canção “Salve Regina”, trecho do final do 3º ato (Epílogo) da ópera Anita Garibaldi (1950/1956), de Heinz Geyer. A obra foi executada a partir de uma edição realizada por Rossbach, com a participação do Coro Masculino Liederkranz, acompanhamento da Orquestra da FURB e tendo como solista a soprano Raquel Pizarro.

O também músico e professor Sérgio Luiz Westrupp, também participou do evento. O morador de Brusque preparou e acompanhou o coro misto para a viagem à Alemanha em 1995. Durante o evento, vários coralistas foram homenageados por sua participação no coro misto há mais de três décadas.

Na noite também foi lembrado com carinho Márcio Keunecke, coordenador que faleceu no dia 16 de fevereiro de 2022 e estava muito empenhado para essa data. A esposa Regina, recebeu a lembrança em sua memória. O resto você confere neste vídeo com uma hora de duração registrado por José Cadore, enquanto a entrevista foi feita por Marlise Cardoso Jensen, que também é coralista há mais de duas décadas anos.

Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore
Foto: José Cadore