terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralCooper celebra 70 anos de dedicação e desenvolvimento

Cooper celebra 70 anos de dedicação e desenvolvimento

Cooper70_historia

Hoje, a organização é a segunda maior cooperativa de consumo do Brasil e a maior do Sul do País

Uma história de grandes desafios, superação e trabalho em equipe, baseada nos valores do cooperativismo. Assim pode ser descrita a trajetória da Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí), que em março de 2014 comemora 70 anos de envolvimento e comprometimento com a comunidade. A Cooper foi fundada em 1944 e hoje conta com 2.600 colaboradores. É a maior cooperativa de consumo do Sul do Brasil, a segunda maior do País e, se comparada aos supermercados, está entre as cinco maiores redes de Santa Catarina.

O presidente da Cooper, Hercílio Schmitt, comenta que o ano é de comemoração e também de reafirmação da confiança no futuro da cooperativa, consolidando o plano estratégico de expansão, com novas lojas, melhorias constantes nas operações das atuais unidades, mantendo a Cooper sempre competitiva. “Queremos, a cada dia deste ano especial, expressar aos cooperados, que são a razão da nossa existência, aos valorosos e dedicados colaboradores, aos fornecedores e às comunidades onde estamos presentes, o nosso profundo respeito e gratidão pelo que juntos conquistamos e construímos”, enfatiza Schmitt.

Atualmente, a cooperativa conta com 14 filiais: cinco em Blumenau, duas em Indaial, uma em Rodeio, uma em Ibirama e cinco em Jaraguá do Sul. Também dispõe de uma Padaria Central, um Centro de Administração e um Centro de Distribuição, localizados em Blumenau. Fazem parte, ainda, da estrutura de atendimento da Cooper um restaurante, na cidade de Indaial, e nove farmácias, presentes em Blumenau (Água Verde, Mafisa, Omino e Garcia), Indaial (Centro e Nações), Rodeio, Ibirama e Jaraguá do Sul (Vila Nova).

Cooper70_linha-do-tempo

O presidente do sistema Ocesc, Marcos Antonio Zordan, comenta que a Cooper representa um marco no cooperativismo de Santa Catarina e do Brasil, não apenas pelas sete décadas de história, mas pelos frutos que produziu neste período. “Atuando em um ramo altamente competitivo, que é o comércio varejista de alimentos, a Cooper soube aliar uma aguda visão empresarial a uma eficiente ação gerencial, sem jamais macular os sagrados princípios do cooperativismo universal. Prestou e presta relevantes serviços aos seus cooperados e a sociedade do Vale do Itajaí, atuando como referência ética para o comércio regional”, diz Zordan.

Para garantir a qualidade dos serviços e das equipes, a Cooper mantém um programa de gestão de pessoas que valoriza a busca pelo conhecimento, a iniciativa e a troca de experiências. Entre as ações estão: Auxílio Instrução, Desenvolvimento de Lideranças, Programa Multiplicadores, Jovem Aprendiz e Colaborador Destaque.

O “Retorno das Sobras” é outro atributo da cooperativa. A distribuição é feita através de um bônus que beneficia o cooperado de maneira proporcional ao valor das compras feitas durante o ano.

Por meio de programas sociais, ambientais e educativos, a Cooper busca disseminar o conhecimento, incentivar a prática de boas ações e contribuir para a preservação da natureza. Os principais programas e campanhas são: Cooper Pratic, Cooper Sustentável, Campanha Bairro Limpo, Cooper Ação, Campanha Cooper Solidária, Troco Solidário Cooper, Saúde em Dia, Cooper Agro e Cooperjovem.

A cooperativa surgiu por iniciativa de um grupo de operários e se consolidou, tornando-se referência em qualidade e bom atendimento.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS