Consumo consciente foi um dos focos no bate papo sobre moda da LifeStyle

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Por Angélica Anicésio, do blog Rabiscando | Fotos: Higor Arruda

Aconteceu na noite desta terça-feira (13/9/16) o primeiro talk show da 4ª edição do Lifestyle, um evento que traz muita informação de moda e novidade sobre o universo fashion. Para esse bate papo descontraído, entre os convidados especiais, estavam a designer de moda e criadora do Modefica, Marina Colerato, que é de São Paulo e está pela primeira vez em nosso estado. OBlumenauense não podia deixar de participar desse evento.

 

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Marina Colerato e Angélica Anicésio

 

Foi abordado um dos temas mais discutidos do momento: o consumismo consciente. Segundo Marina, os consumidores do mercado de luxo têm menos consciência do que estão comprando em relação aos consumidores de fast fashion. “Eles vivem tentando controlar a cadeia ou tentando fazer coleções mais sustentáveis, enquanto tem marcas do mercado de luxo, que estão numa lista negra, porque não tem noção da cadeia”, comenta.

O bate papo contou também com a presença de Elisa Marchi, que é designer de calçados e integra o projeto Galeria + e Leonardo Gonçalves Cruz, representante da empresa Tecnoblu no Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).
Durante o talk show, foram abordados vários temas, entre eles inovação, tecnologia, mídias sociais, o novo consumidor e ainda sobre o futuro ideal para esse universo encantador.

 

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Segundo os profissionais, o novo consumidor tem pensando mais na hora de definir uma compra, questionando se realmente precisa e pode comprar. Ele também busca novas soluções para suprir essa necessidade através do reaproveitamento, como a customização.

Esse modo mais consciente de pensar também está ganhando as empresas. A designer de calçados Elisa Marchi, disse que a marca trabalha com couro ecológico e não utiliza produtos químicos, o que se torna uma atividade ainda mais trabalhosa. No entanto resulta em um acabamento impecável, com conforto e o foco na sustentabilidade. Todo material que sobra dos trabalhos, são reutilizados em parceria com outras marcas, para produção de peças, como acessórios.

 

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Outro assunto interessante e ao mesmo tempo polêmico, foi a questão das peças sem gênero, ou seja, uma peça que sirva para homens e para mulheres. Segundo Marina, é preciso pensar que qualquer peça, pode vestir qualquer pessoa.

Assim como Leonardo, ela lembrou que infelizmente ainda há muito preconceito em relação a forma e o que vestir. Esse gênero traz nova perspectiva, uma quebra de paradigmas e liberdade de expressão perante a sociedade.
Sobre inovação foi levantado um ponto interessante no que diz respeito as trocas de estação, onde sai uma tendência e entra outra, o que não pode ser considerado inovação.

Segundo os profissionais, apesar de termos muita inovação, ainda há muito para ser descoberto, principalmente relacionado com a nanotecnologia. De modo geral, Marina ressalta que a consumismo consciente não está ligado apenas a comprar itens de moda, mas também nos tipos de materiais, inclusive no consumo de informação.

 

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Angelica-Aniclesio_d_5-9-16Angélica Anicésio tem 25 anos, “Marketeira” pela Unic, administradora pela UFMT e blogueira por amor. Apaixonada por decoração, moda e beleza, compartilha em seu blog conteúdos diários voltados para universo feminino.