segunda-feira, 12 abril 2021
Início Esporte Conheça um pouco melhor o América Jet Club de Blumenau

Conheça um pouco melhor o América Jet Club de Blumenau

O America Jet Club de Blumenau é um dos centros da atenção nesse período Natalino, afinal é em parceria com o Clube Náutico América, quem trazem o Papai Noel pelo rio Itajaí Açú no projeto Magia de Natal. E imaginar que esta história começou em uma data Santa também.

Foto: Jaime Batista da Silva

Conversei com o presidente da entidade, advogado Celso Garcia, sobre um novo momento no uso do nosso rio para atividades náuticas. Ele já foi presidente da OAB de Blumenau e em sua gestão foi construída a atual bela sede social que a entidade tem.

A prática do esporte náutico

Celso Garcia já pratica jet ski desde 1992, época em que participava de movimentos como a descida no Rio Itajaí Açú e rallys por rios estreitos  de até 3 m de largura, onde o desafio é a maior motivação. Desde lá houve uma significativa evolução do esporte, principalmente na participação em atividades. Hoje é chamado o tiozão da turma.

Fotos Elke Zalassick

Criação do America Jet Club de Blumenau

Os praticantes começaram no litoral, mas as poucas marinas e o custo para deixar os jet skis  lá, além da crescente demanda por vagas colaborou para mobilizar um movimento local. O  America Jet Club de Blumenau existe oficialmente desde 2011, e desde lá Celso ocupa a presidência.

Os 35 participantes se reúnem a cada 15 dias, nas terças-feiras depois das 18h, na sede do  Clube Náutico América. Foi a convite do Clube, que surgiu o primeiro desfile náutico, no ano de fundação. Foi para a procissão de Nossa Senhora de Aparecida que partia do porto atrás do Biergarten, seguindo até a ponte Santa Catarina, na Itoupava Norte, com destino à igreja com mesmo nome da Santa. Na época Celso conseguiu reunir 8 amigos para acompanhar de jet ski os remadores do América.No ano seguinte, em 2012, já participaram 12 e surgiu o convite de Sara Fogaça, uma das organizadoras do Magia de Natal, para fazerem parte do desfile com o Papai Noel.

Poluição e navegabilidade

Segundo Celso, o nível de poluição do Rio Itajaí Açú tem reduzido. A prova está na presença de espécies de peixes menos tolerantes à poluição, além de animais silvestres como cotias nas margens, além das tradicionais capivaras. O rio é bem navegável até a ponte Santa Catarina, onde iniciam trechos com presença de muitas pedras, enquanto em direção à Itajaí está perfeito. Para embarcações pequenas como as usadas, tem poucos trechos ameaçadores, como em frente à prainha e na ponte Adolfo Konder, mas somente em épocas de estiagem onde o nível do rio está baixo.

Eventos

O dia 9 de Novembro desse ano, marcou por reunir os participantes para o 4º Encontro Náutico do América Jet Club Blumenau. A área atrás do Biergarten estava repleto de pessoas, que curtiam não só o evento, mas o fato de estar na beira do rio Itajaí Açu. Ser o 4º, só confirma a força deste grupo e quem sabe um futuro grande evento na cidade, já que vieram participantes de várias cidades da região. No dia 9 de dezembro, eles farão o encerramento oficial das atividades de 2013 na barragem de Rio dos Cedros.

Fotos sem legenda: América Jet Club Blumenau

——

Quem visitar o local onde são praticadas as atividades náuticas, percebe algo que parece ser um grande problema: acesso. A estrada é de barro, o que faz com que em dias chuvosos dificultem a tração de quem deixa sua embarcação no rio. Quem sabe o prefeito Napoleão Bernardes e sua equipe asfaltem esse trecho, possibilitando um entrosamento maior do rio com o blumenauense através dos esportes náuticos.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS