sábado, 16 outubro 2021
InícioEventosConheça as novidades e como foi o lançamento da 2ª edição do...

Conheça as novidades e como foi o lançamento da 2ª edição do Sabores de SC

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Na noite desta quinta-feira (26/07/18) a imprensa foi convidada para conhecer as novidades da 2ª edição do Sabores de SC, que acontece entre os dias 3 e 5 de agosto, nos setores 1 e 4 do Parque Vila Germânica. Os ingressos custarão R$ 5 e poderão ser adquiridos no local.

 

 

A proposta é reunir em um só local toda a diversidade de matérias-primas cultivadas, criadas e pescadas em Santa Catarina. O evento contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, além do Secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck, que também é presidente do parque.

 

 

“Ficamos pesquisando durante dois anos em que evento gastronômico Blumenau deveria investir. Como já existem festivais gastronômicos da Serra, do Litoral, de Verão, todos bons, nós queríamos fazer algo diferenciado que melhor se encaixasse na estrutura do Parque Vila Germânica. Percebemos que não havia um evento no Estado voltado para produtos genuinamente catarinenses. Nenhum estado do Brasil tem a diversidade de pescados, ovinos, caprinos, bovinos, pinhão, etc..”, disse Stodieck que lembrou também de nossas cervejas artesanais, além dos vinhos de altitude e espumantes.

“Foi então que surgiu a ideia de fazer algo voltado com os produtos e chefes catarinenses. Ano passado atendemos 7,5 mil pessoas, em um teste bem sucedido, e em 2018 ampliamos o cardápio, além do espaço com o uso do Setor 1, onde também terá uma programação musical.”, completou o secretário que espera a consolidação e o crescimento do evento. Na área externa que também será novamente utilizada, é onde estarão o churrasco “de igreja”, a costela fogo de chão, e as novidades: porco no rolete e aves no varal.

 

 

Os dois setores foram redistribuídos e ganharam mais mesas, melhorando o conforto ao visitante. Em 2018, haverá pontos de alimentação e bebida também no Setor 1. As aulas show sairão do camarote do Eisenbahn Biergarten e vão para o centro daquele setor. O mesmo acontecerá com o palco de atrações musicais do setor 1. Tudo isso para proporcionar mais interação com o público. A decoração também é um dos elementos renovados que promete encantar o visitante.

As estrelas do cardápio são os insumos catarinenses, a exemplo do pinhão, aves, carne bovina, suína, peixes da água doce e frutos do mar. O menu apresenta 28 pratos, em porções que variam entre 250g e 550gr, além de bretzels doces, salgados e veganos e 2 sabores de focaccia. Serão oferecidas ainda opções de bolos, tortas, cucas e brownies assim como uma longa lista de produtos coloniais. As bebidas presentes também são produzidas com insumos catarinenses. O evento tem cervejas artesanais regionais, vinhos, espumantes, cachaças, licores, vodkas e bebidas não alcoólicas, todas produzidas em Santa Catarina.

 

Fernanda Bona da Blumenbrot

 

Fernanda Bona é proprietária da Blumenbrot, que trouxe vários tipos diferentes de Bretzel, que vai desde o tradicional, com queijo parmesão e pepperoni até o gourmet doce (chocolate ao leite, doce de leite e branco) com vários tipos de coberturas. A empresa foi fundada em 2017 e ela garante que a receita usada é alemã original.

 

 

O estande também vende a italianíssima focaccia com fermentação natural e regado ao azeite. Ela tem tomate cereja com alecrim e linguiça com queijo. O foco de mercado é trabalhar com distribuição para o comércio sem a venda direta ao consumidor. “Participar do SC Sabores é uma oportunidade das pessoas conhecerem a marca e nossos produtos para fortalecer o trabalho com as revendas. A equipe ainda é pequena e nossas vendas são sazonais. Na Oktoberfest chegamos a vender até mil bretzels por dia, enquanto no inverno aumenta a demanda por pães”, destaca Bona. A empresária disse que os produtos são vendidos para todo Vale do Itajaí e várias outras cidades, como São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

 

 

A Chef Sandra Zen, nome do seu restaurante no bairro de Gravatá em Navegantes (SC), atua há 12 anos no mercado. Mas sua família já tem um restaurante no local há três décadas. Essa blumenauense que viveu sua infância no bairro Escola Agrícola, está participando pela segunda vez do evento e traz a gastronomia baseada em pescados. “Esse ano o carro chefe será o camarão a pururuca. Também teremos tira de sororoca, que dessa semana em diante é o peixe do litoral, além do bolinho de bacalhau, camarão soltinho e a lula à dorê. Todos esses cinco petiscos serão servidos com pirão de camarão e uma pasta de alho”, comentou Sandra.

 

 

Segundo a chef, todos os pescados são comprados direto do pescador, logo limpos, feito a milanesa na hora, com exceção dos que serão a dorê, feito no dia que é servido. “Nenhum pescado leva produto químico, como sulfito usado para deixar o camarão fresco. A grande maioria é servida na hora, alguma coisa nós congelamos”, finalizou Sandra. Ela também disse que soube ter sido a terceira colocada em vendas na edição passada.

O Sabores de SC contará com aulas show organizadas pelo Senac e pela Vinícola Pericó, que ocorrem no Eisenbahn Biergarten nos três dias do evento e cujas inscrições podem ser feitas no local. No Setor 1, estarão a Feira da Servidão Wollstein, com produtos artesanais, a feira de livros e áreas para crianças, com contação de histórias, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, tobogã e camas-elásticas.

A 2ª edição do Sabores de Santa Catarina é organizada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), do Parque Vila Germânica e da Associação Blumenauense de Eventos e Cultura (Ablutec), com patrocínio do SENAC SC e do SEBRAE SC.

 

Bona, uma série para quem gosta de pimentas.

 



O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS