Conheça as atrações deste ano da Osterdorf, a Vila de Páscoa em Blumenau

Passarela que liga o Parque Vila Germânica ao Ginásio Galegão (Sebastião Cruz)

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Na manhã de segunda-feira (5/03/18), a Osterdorf será oficialmente apresentada em uma coletiva de imprensa. Mas OBlumenauense conseguiu adiantar as atrações e novidades de 2018. Pelas imagens vai ser possível conferir que a estrutura ainda está sendo montada.

A Osterdorf, que em alemão significa Vila de Páscoa, entra na sua sexta edição, realizada pelo Parque Vila Germânica e pela Ablutec (Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura). Este será o terceiro ano que acontecerá no anel inferior do Ginásio do Galegão (Sebastião Cruz), e agora também no anel superior. Para quem chega no local do evento, já percebe a passarela toda decorada ligando ao Parque Vila Germânica. Assim fica mais fácil conhecer o que os lojistas do Empório preparam para esse período.

 

 

A programação deste ano começa no dia 7 de março e segue até 1º de abril, sempre das quartas-feiras aos domingos. O horário de quarta a sexta-feira é das 14h às 21h; enquanto no sábado e domingo, começa um pouco mais cedo, às 10h. Na sexta-feira Santa (10h às 21h) e no domingo de Páscoa (10h às 14h) terá uma programação especial.

 

Entrada oficial ao lado do Galegão

 

De acordo com diretor de eventos do Parque Vila Germânica, Luiz Koerich, as atrações desse ano repetem as que mais agradaram nas edições passadas, como a pintura facial nas crianças, recanto dos coelhos vivos no Parque Ramiro Ruediger ao lado do ginásio do Galegão, feira de livros com contação de histórias e a pintura de casquinhas, da qual já participaram mais de 10 mil pessoas. Também haverá uma oficina de Osterbaum (árvore de Páscoa) para ensinar como fazer aqueles galhos com decoração de Páscoa.

 

 

Entre as novidades de 2018, está uma feira de artesanato. A Fundação Cultural de Blumenau indicou os artesãos, e a administração do parque selecionou 12 deles. As peças comercializadas serão todas alusivas à Páscoa. “O número é reduzido em função do espaço. Além disso é a primeira vez, então queremos ver como será recebido pelo público, para ampliar nas próximas edições”, observa Koerich.

 

 

Às 19h30min do dia 20 de março, uma terça-feira, acontece o tradicional culto ecumênico. Outra novidade será duas apresentações teatrais da Cia Cristo em Foco com o tema “O Divino Pessach”, que acontece nos sábados dos dias 24 e 31, nesse mesmo horário. A palavra pessach significa festa judaica que comemora a fuga dos hebreus do Egito.

 

 

No anel inferior do Galegão, durante toda Osterdorf haverá teatro infantil, que também é uma atração nova. “São mini peças de teatro feitas por monitores que nós contratamos, que irão interagir com as crianças em sessões de 15 a 20 minutos. Entre as quartas e sextas-feiras, será uma programação mais intensa, porque iremos receber diversas escolas, além de outras instituições como APAE e a “Sorrir para Down” que foi convidada”, comenta Luiz Koerich.

O diretor destaca que além de um evento turístico, tem que ser voltado para a comunidade de Blumenau. “Se for bom para nós, acaba atraindo turistas também, por isso convido a todos para participar. A decoração deve ficar ainda mais bonita do que em 2017. As pessoas vão se surpreender.

Questionado sobre a escolha do Galegão em vez dos pavilhões da Vila Germânica para realizar o evento, ele justificou que além do custo mais alto para realizar o evento. Pesquisaram alguns locais e concluíram que o anel inferior seria ideal para receber a Osterdorf. “A primeira edição em 2016, foi um teste e obtivemos um retorno muito positivo, porque lembra uma toca de coelho e a decoração com tecidos deixa o ambiente mais aconchegante. Se fosse no Parque Vila Germânica, além do espaço maior para decorar, ele não poderia ser alugado durante os 30 dias do evento de Páscoa”, justifica Koerich.