Confirmada a realização do 15º Festfolk em 2023

O Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau é promovido pelo Instituto de Artes Integradas (INARTI).

Foto: Dimitris Vetsikas [Pixabay]

Agora é oficial: o pedido de patrocínio cultural via lei Rouanet para a realização do 15º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau – Festfolk está aprovado. O tradicional evento cultural é promovido pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.

O Inarti está habilitado desde o dia 3 de novembro, data da publicação no Diário Oficial da União, a captar os recursos de renúncia fiscal. As empresas patrocinadoras podem deduzir 100% do valor aplicado até o limite de 4% do imposto de renda a pagar. “É muito importante que as empresas utilizem essa oportunidade de investimento dos recursos devidos em impostos na valorização da arte e da cultura em nossa região. É um benefício para o setor cultural da cidade e, para os patrocinadores, a divulgação da marca associada a um evento reconhecido e consagrado no Brasil pela sua relevância cultural”, destaca a presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann. As empresas doadoras e apoiadoras terão divulgação em todos os materiais publicitários do 15º Festfolk.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, comemorou a liberação dos recursos para a realização do festival: “O Festfolk é um dos grandes eventos que colocam Blumenau no roteiro cultural nacional. Milhares de pessoas da região têm a oportunidade de fazer contato com diferentes brasis, conhecendo diferentes expressões do folclore e compreendendo a riqueza cultural da nossa nação”.

Sobre o 15º Festfolk:

O Festival Nacional de Danças Folclóricas – Festfolk nasceu e se mantém com o objetivo de divulgar a nossa brasilidade, valorizar a cultura e a identidade de nosso país. O evento é oferecido gratuitamente em diversos espaços, como praças, entidades, e no palco oficial do parque Vila Germânica.

O público estimado é de 8.000 pessoas de Blumenau e região entre os dias 28 de abril e 1º de maio do ano que vem. As apresentações serão de grupos folclóricos de diversos estados do Brasil, além de palestras, oficinas, aulas e a publicação da revista do evento.

O Festfolk é conhecido como o festival que abraça a família e grupos dos mais diferentes pontos do país, transformando-se num emocionante reencontro com um Brasil de muitos sons, muitas cores, muitas crenças e surpreendentes formas de expressão coreográfica.

Na próxima edição, o Festfolk debate o tema “Memória Cultural do Povo: músicas folclóricas”. Artigos, depoimentos e registros serão publicados na revista do Festfolk. “Nossa intenção é que os textos apresentem pesquisas, atividades realizadas sobre músicas folclóricas e tradicionais que fazem parte da sabedoria popular, sejam de autores já esquecidos ou mesmo desconhecidos”, explica a idealizadora do festival, Maria Teresinha Heimann. O repertório folclórico brasileiro envolve cantos, festejos, danças, jogos, religiosidade e brincadeiras diversas. Reunir esses textos de pesquisadores, professores e folcloristas é poder trazer novos e diferentes olhares e reflexões sobre a memória cultural do povo através da música.

As inscrições para os grupos folclóricos serão abertas no dia 1º de dezembro. O regulamento e a ficha de inscrição serão publicados no site do Inarti.