terça-feira, 27 julho 2021
InícioEntretenimentoConfira vídeo e fotos da exposição Mundo Jurássico que fica em Blumenau...

Confira vídeo e fotos da exposição Mundo Jurássico que fica em Blumenau até agosto

Dentre as atrações estão o temível Tiranossauro Rex, com seus 6 metros de altura, o Gigantossauro, maior animal terrestre carnívoro da história, e o Braquiossauro, um dos dinossauros mais altos que já existiram.

Neste fim de semana fui visitar a exposição Mundo Jurássico que começou na sexta-feira (9/07/21) e segue até o dia 13 de agosto no Norte Shopping, em Blumenau. A maior parte das atrações estão na Praça Central, que fica no hall principal, mas tem alguns dinossauros espalhados em outros espaços, como na frente do cinema ou próximo da Livraria Catarinense.

Foto: Claus Jensen [OBlumenauense]
No total, são 12 representações de dinossauros, mecanizados, que emitem sons, mexem o corpo e até os olhos. Segundo o shopping, as réplicas dos animais que viveram sobre a Terra há mais de 100 milhões de anos.

Foto: Claus Jensen [OBlumenauense]
Dentre as atrações estão o temível Tiranossauro Rex, um gigante de mais de 6 metros de altura e cerca de 60 dentes; o Gigantossauro, maior animal terrestre carnívoro da história; e o Braquiossauro, um dos dinossauros mais altos que já existiram.

A exposição ainda apresentará réplicas do Espinossauro, T-rex filhote, Maiassauro e Raptor, Pterossauro, Estiracossauro, Galimimo, Anquilossauro, Dilofossauro, Protoceratops e um ovo de dinossauro.

A cenografia simula o habitat dos dinossauros e textos em placas dão detalhes sobre os animais, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Segundo o shopping, a exposição foi elaborada com a ajuda de museólogos, arquitetos e cenógrafos.

Foto: Claus Jensen [OBlumenauense]
Vamos usar como exemplo os Pterossauros. O animal tinha mandíbulas cheias de dentes e uma cauda longa, enquanto que as espécies do Cretáceo quase não possuíam dentes numa mandíbula que parecia um bico e a cauda estava bastante reduzida.

As asas dos pterossauros eram constituídas por membranas dérmicas, fortalecidas por fibras, ligadas a partir do quarto dedo, que era desproporcionalmente longo. O pulso contém um osso extra, o pteróide, que ajuda a suportar esta membrana.

As asas dos pterossauros terminavam nos membros posteriores, ao contrário dos morcegos atuais,onde as asas são braços modificados. Outras adaptações para o vôo incluem os ossos ocos (como as aves modernas) é um esterno em forma de quilha, próprio para a fixação dos músculos usados no vôo.

Foto: Claus Jensen [OBlumenauense]
Cada dinossauro tem informações interessantes como essas. O público ainda poderá se divertir no quiosque de realidade virtual, na piscina de bolinhas e tirar fotos com os seres pré-históricos. Nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho também haverá um Meet & Greet com dinossauros em três horários: 17h, 18h e 19h.

Não há custo para ver as réplicas, que ficam disponíveis para visitação durante o horário normal de funcionamento do shopping, de segunda-feira à domingo, das 10h às 22h.

Confira as fotos e o vídeo que fiz mostrando a exposição:

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS